Confirmado casos de raiva herbívora no município de Tio Hugo

Os registros foram na comunidade de Linha Machado e a orientação é para que os produtores vacinem o seu rebanho

Por Redação em 19/04/2019

   

(Foto: Divulgação)
Confirmado casos de raiva herbívora no município de Tio Hugo

Tio Hugo também tem casos confirmados de raiva herbívora. Os óbitos dos bovinos foram registrados no interior, na comunidade de Linha Machado, colocando em alerta todo o município. A orientação do posto da Inspetoria Veterinária é que os produtores adquiram as vacinas das casas agropecuárias ou cooperativas e apliquem em seus rebanhos.

A médica veterinária Laianni Kitzmann, que atua na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, explica que a doença é causada por um vírus que afeta o sistema nervoso central e pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos. Não tem cura e é transmitida pelo morcego hematófago”, informou.

A profissional salienta que o transmissor se refugia em ocos de árvores, casas abandonadas, fendas no chão, entre outros. “Se localizem os refúgios comuniquem a Inspetoria Veterinária para realizarem as ações de controle da população de morcegos hematófagos no município. Em caso de suspeita da doença na propriedade, é preciso nos procure imediatamente”, destacou.

Entre os sintomas e características da doença está a mudança de comportamento do animal, agitação, falta de apetite, fraqueza, paralisia dos membros posteriores, salivação abundante, dificuldade de levantar, entre outros sinais. Uma vez iniciados os sinais clínicos não há tratamento e a raiva herbívora é invariavelmente fatal.

Com a confirmação da doença em Tio Hugo, a secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente solicita aos produtores que fiquem em alerta e que realizem a vacinação preventiva, não somente do rebanho, mas também de cães e gatos. A secretaria está a disposição para dúvidas e esclarecimentos, oferecendo inclusive, suporte técnico aos produtores. O telefone para contato é 3338-9313.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade