Secretário de Articulação e Apoio aos Municípios recebe prefeitos da Amasbi

Audiência foi realizada dna terça-feira, 11/6, em Porto Alegre, com o secretário estadual Agostinho Meirelles

Por Redação em 12/06/2019

   

(Foto: Divulgação )
Secretário de Articulação e Apoio aos Municípios recebe prefeitos da Amasbi

Prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí (Amasbi) participaram de uma audiência em Porto Alegre visando atrair recursos para a região. O encontro foi na terça-feira, 11/6, com o secretário estadual de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles.

Cláudio Afonso Alflen, presidente da Amasbi e prefeito de Victor Graeff, falou sobre a importância da aproximação das cidades e o Estado, sempre em prol de causas comuns a região. Entre os assuntos, o pagamento dos recursos da Consulta Popular 2017 (incluído no orçamento 2018), em relação a demanda das melhorias em estradas vicinais.

Foi informado que alguns municípios já receberam os recursos e os demais estão com valores liquidados, esperando pagamento. O secretário Agostinho se comprometeu até o dia 20 de junho em dar um posicionamento, tanto de sua pasta como da Secretaria de Obras e Habitação do Estado, quanto aos valores receber.

Outro assunto tratado foi a liberação de recursos do Orçamento Estadual de 2019 referente ao programa “UERGS – Programa de Modernização e Desenvolvimento da Educação Superior Pública”. A demanda foi votada como prioritária pela comunidade regional durante a Consulta Popular 2018.

Outro tema abordado foi a reorganização/redistribuição das secretarias e órgãos do Governo do Estado, como a Coordenadoria Regional da Educação (25ª CRE); a 18ª Supervisão Regional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e o Escritório Regional da Emater, ambos situados em Soledade. Secretário disse que estudos estão sendo realizados, visando enxugar a máquina pública, mas nem um fechamento ou readequação é confirmado.

Ao final da reunião ainda questionaram sobre a Lei Kiss; a duplicação da ponte de acesso ao município de Mormaço, além da estadualização da BRS 153, que liga Nicolau Vergueiro à Marau, e a estadualização da estrada da Cerca Velha, que liga Soledade, Tunas e Lagoão. Os prefeitos também estiveram com Glademir Chiele, da Consultoria em Direito Público (CDP), que abordou sobre o pagamento de precatórios municipais.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade