Simulação de acidente de trânsito é realizado pelo Corpo de Bombeiros e Samu

Atividade teve objetivo de demostrar para comunidade local como são os procedimentos de resgate de vítimas

Por Lucas Oliveira Bicudo em 04/07/2019

   

(Foto: Lucas Oliveira Bicudo / ClicSoledade)
Simulação de acidente de trânsito é realizado pelo Corpo de Bombeiros e Samu

Quem passou pelo Largo da Matriz, no Centro de Soledade por volta das 15h desta quinta-feira, 4/7, pode acompanhar a realização de um simulado de resgate de vítimas de um acidente de trânsito. A demonstração integrou a programação da Semana de Prevenção, promovida pelo Corpo de Bombeiros, e que nesta atividade teve a participação do Samu.

A cena da ocorrência foi um acidente de trânsito com atropelamento de um pedestre. “No momento da chegada das equipes, os socorristas do Samu ficaram cuidando da vítima que foi atropelada. Já os bombeiros atenderam o condutor do veículo que estava preso as ferragens”, comenta o 2º Sargento Wagner de Souza Berton, Comandante do 5º Pelotão de Bombeiro Militar de Soledade.

Ele explicou que os primeiros procedimentos são realizar as conferências e controle de riscos. “Em seguida estabilizamos o automóvel, enquanto um socorrista ficou junto a vítima para avaliação e primeiros socorros. Como a ele estava estável, optamos pela extração em ângulo zero, que preserva ao máximo a coluna cervical da pessoa”, salienta.

Utilizando as ferramentas elétricas (desencarcerador), foi retirado totalmente o teto do veículo para posterior remoção. “Quisemos mostrar a população que temos condições de fazer estes atendimentos, onde dispomos de equipamentos e investimos muito em capacitação e treinamentos. Aqui contamos com a parceria do Samu e considero importante esta integração”, acrescentou Berton.

Andressa Portella, que coordena a equipe do Samu, também considerou válida a iniciativa do Corpo de Bombeiros na execução deste trabalho conjunto. “Não deixou de ser um treinamento, uma vez que sempre estamos buscando melhorar e qualificar cada vez mais nosso atendimento. Foi uma troca de experiências positiva”, assinalou.

Nesta sexta-feira, 5/7, por volta das 10h, no Instituto Estadual de Educação Maurício Cardoso, será realizada a simulação de combate a incêndio com evacuação. Esta atividade encerra a Semana de Prevenção, que foi promovida em alusão ao Dia do Bombeiro, comemorado no dia 2 de julho.











   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade