Produtor premiado pela produtividade da soja participa de evento da Coagrisol

Gabriel Bonato esteve conversando com profissionais da área técnica da cooperativa nesta quinta-feira, 4/7

Por Lucas Oliveira Bicudo em 05/07/2019

   

(Foto: Fernando Martins)
Produtor premiado pela produtividade da soja participa de evento da Coagrisol

A Coagrisol trouxe Gabriel Bonato para falar com a área técnica e contar suas experiências e falar de como conseguiu alcançar a maior produtividade de soja, em nível de Brasil, durante a safra 2017/2018. O produtor, que mora em Sarandi mas tem sua propriedade no município de Portão, esteve em Soledade na quinta-feira, 4/7.

Bonato conquistou o 1º lugar no Desafio Nacional de Máxima Produtividade, promovida pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), evento tradicional entre os produtores da oleagenosa. O sojicultor colheu 127,1 sacas por hectare, sendo que a média ficou em 87 sc/ha, e dos 116ha que dedica a cultura, 2,5 deles foram auditados para participar do concurso.

Para chegar a este resultado, o produtor comenta que começou a acompanhar os últimos ganhadores e observar o manejo. “Fizemos agricultura de precisão há muios anos, aliado a isso, utilizamos uma boa adubação, rotação de cultura, forragem de inverno, genética boa de semente, com elevado peso de grãos , respeitando o intervalo de aplicações”, observou.

Ele destaca que o trabalho da assistência técnica igualmente foi muito importante e fundamental. “Tive o acompanhamento do profissional Gilmar Lizzi, que este sempre junto comigo passando as orientações necessárias. Além disso, um dos grandes segredos para se ter uma boa produtividade é o capricho”, salienta.

Gabriel Bonato comenta que no último ano não conseguiu participar porque teve problemas na lavoura e teve que fazer replantio, mas garante que agora na safra 2019/2020 pretende retornar ao desafio. “Já estou preparando a área, fazendo a cobertura, que varia entre ervilhaca, aveia, nabo e trigo”, acrescenta.

Ele lembra que o primeiro concurso que participou foi na safra 2016/2017, promovida pela sua cooperativa, onde colheu 108 sacos por hectare, ficando com média de 87sc/ha. “Minha vinda a Soledade também foi para lançar o concurso Colher Mais, da Timac, que vai ser implantado na Coagrisol e os produtores poderão participar”, adianta.

Gabreil ainda deixa mais alguns conselhos aos produtores que desejam ter resultados satisfatórios. “Utilizem produtos que estimulem a planta, como engalhamento, enraizamento, pega de flores e vagens, nutrição folhar, sempre associando ao trabalho do técnico, que é o profissional capacitado para passar as orientações”, concluiu.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade