Meteorologia alerta para excesso de chuva ao longo desta semana no Estado

Os volumes serão extremamente altos, onde metade da precipitação média de todo o inverno vai cair em cinco dias

Por Redação em 22/07/2019

   

(Foto: Arquivo / ClicSoledade)
Meteorologia alerta para excesso de chuva ao longo desta semana no Estado

A semana dos gaúchos vai ser de muita chuva, com previsão de grandes acumulados no decorrer dos próximos cinco dias. A meteorologia aponta que a aproximação de uma frente fria faz o tempo mudar nesta segunda-feira, 22/7, persistindo a precipitação até a sexta-feira (26) em todo território do Rio Grande do Sul.

A chuva vai chegar no final o dia, mas antes disso, o vento ganha intensidade e tem condição para ventania em todas as áreas gaúchas, com rajadas de mais de 70km/h. Com a mudança climática, há risco de elevação rápida de rios e arroios no Oeste, Centro e Sul gaúcho com alto risco de cheias e inundações. Temporais isolados, sobretudo de granizo, não são descartados.

Os acumulados vão superar a média histórica de precipitação de julho em muitos municípios com marcas até 150% a 200% em apenas cinco dias em algumas cidades. A chuva deve ser volumosa na maioria das regiões, mas, particularmente, no Oeste, Centro e no Sul gaúcho, com 100 mm ou mais em diversos municípios, e registros em alguns que podem se aproximar ou superar 200 mm.

Com relação as temperaturas, a frente fria que chega neste começo de semana não consegue romper o bloqueio da grande massa seca no Brasil. Porém, a partir de quarta-feira (24), o ar polar se acercará pelo Sul e o Norte da Argentina, reforçando a instabilidade e trazendo frio úmido com chuva para os gaúchos.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade