Tempo muda a partir desta quinta-feira (1º) em todo Rio Grande do Sul

Frente fria alcança maioria das regiões no final da tarde para noite, trazendo chuva e com isso esfria muito rápido

Por Redação em 01/08/2019

   

(Foto: Arquivo / ClicSoledade)
Tempo muda a partir desta quinta-feira (1º) em todo Rio Grande do Sul

Conhecido como o mês dos extremos, agosto chegou e com ele vem também uma frente fria que faz virar radicalmente o tempo no Rio Grande do Sul. Faz calor nesta quinta-feira, 1º/8, onde em algumas cidades podem ter temperaturas com máxima de 30ºC, sendo que em Soledade alcança 25ºC.

Com o chegar da noite, a frente fria alcança a maioria das regiões e traz chuva, que pode ser com pancadas fortes de curta duração e em alguns pontos pode vir com vendaval ou ocasional granizo. A instabilidade faz com que esfrie rapidamente e grande parte do território gaúcho vai terminar o dia sob o frio.

O vento do quadrante Norte será moderado a forte em diversas localidades, mas deve ser especialmente mais intenso na área de Santa Maria que pode ter 80 a 90 km/h com calor na madrugada e manhã de hoje. Com isso, há risco na região da cidade e também nos vales de falta de energia e queda de árvores.

A MetSul destaca que com a chegada a chuva o resfriamento será muito acentuado e brusco. Cidades que à tarde tiveram máximas próximas ou acima dos 30ºC, à noite, logo poucas horas depois, terminarão esta quinta com 12ºC ou 13ºC e o vento deixará a sensação térmica menor.

A sexta-feira (2) será um dia invernal, onde várias cidades da Serra e dos Aparados terão marcas abaixo de 5ºC na maior parte do dia com a chuva, mas até a noite o tempo melhora na maioria das regiões. No Oeste e no Sul, o tempo já abre mais cedo amanhã com sol.

A interação entre ar frio e instabilidade não permite se descartar a possibilidade de neve ou chuva congelada nas partes mais altas dos Aparados (região de Ausentes), Planalto Sul e Meio-Oeste em Santa Catarina e talvez até em pontos do Paraná. A chance maior de neve, e mesmo assim média, é em cotas acima de 1200 m na região de Ausentes e no Planalto Sul Catarinense.

No fim de semana, sol no Estado com madrugadas gélidas que terão mínimas perto de 0ºC ou negativas na maior parte dos municípios, o que favorecerá geada ampla e forte em diversas localidades.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade