Semana começa com instabilidade e frio retorna ao Rio Grande do Sul

Temperatura deve permanecer amena ao longo desta segunda-feira (12), começa a esfriar, com mínima de 5ºC

Por Redação em 12/08/2019

   

(Foto: Lucas Oliveira Bicudo / ClicSoledade)
Semana começa com instabilidade e frio retorna ao Rio Grande do Sul

Conhecido por ser o mês dos extremos, agosto vem seguindo a risca esta característica. No amanhecer de domingo (11) teve geada e termômetro marcando 0ºC, sendo que a tarde as temperaturas se elevaram para 23ºC. A segunda-feira começou com tempo nublado e existe possibilidade de pancadas de chuva ao longo do dia, com clima se mantendo ameno.

A reviravolta acontece ao anoitecer quando ar mais frio chega e derruba a temperatura para 5ºC. Segundo o observador meteorológico Paulo Henrique Pinheiro, a sensação será de muito frio. “Na terça (13) podem ocorrer períodos de nublado, mas já começa a melhorar. A noite de terça para quarta será de frio extremo, com risco de hipotermia para quem estiver em ambiente externo e exposto ao vento minuano congelante”, afirma.

A queda nas temperaturas é devido a incursão de ar polar associada a um potente centro de alta pressão de quase 1040 hPa sobre o Uruguai. De acordo com a MetSul, este será o ar mais frio em intensidade a alcançar o Estado até agora no ano, mas não o evento de frio mais intenso, isso porque a atuação será brevíssima. Na quarta-feira (14) o ar polar começará a enfraquecer rapidamente da tarde pra noite e na quinta se espera forte elevação da temperatura durante o dia.

O período mais frio será a terça, a quarta e a madrugada de quinta, entretanto, chamamos atenção que o período particular entre a noite de amanhã e a manhã de quarta será gélido pelo agravante do vento que trará sensação negativa em grande parte do Estado. Antes das 21h amanhã já haverá cidades com temperatura abaixo de zero.

Vento e temperatura baixa podem determinar geada negra (congelamento da seiva da planta) na noite de terça para quarta e se espera geada em muitas cidades do Oeste e do Norte gaúcho no amanhecer da quarta. No Leste, nuvens e vento podem dificultar o fenômeno.

A possibilidade de nevar é muito discutível. Há dados que indicam chance, mas essa é pequena e mais limitada a pontos perto da borda da Serra e próximos da costa como São Francisco de Paula e Cambará do Sul. O que pode cair é a chuva congelada em pontos do Sul e do Leste gaúcho amanhã e na quarta, inclusive em localidades de baixa altitude.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade