Amasbi realizou encontro em Nicolau Vergueiro

Foi apresentado aos presentes o Projeto da Usina de Etanol Flex da rede Boa Vista de Carazinho

Por Redação em 19/08/2019

   

(Foto: Divulgação / Amasbi)
Amasbi realizou encontro em Nicolau Vergueiro

A Câmara Municipal de Vereadores de Nicolau Vergueiro sediou na última sexta (16) uma importante reunião da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí – Amasbi.

Diversos Prefeitos da região acompanharam uma extensa pauta. De inicio foi apresentado aos presentes o Projeto da Usina de Etanol Flex da rede Boa Vista de Carazinho. O coordenador geral do projeto Jonatas Otto Nienow sanou diversas dúvidas sobre o funcionamento da nova indústria.

O projeto busca fomentar economia regional, onde a principal matéria-prima da usina, a batata-doce industrial será produzida por agricultores de Carazinho e Região. O empreendimento vai operar o ano todo, produzindo até 40 mil litros de etanol/dia e gerando mais de 15 empregos diretos. A expectativa é de baratear o custo do etanol, baixando em até um real o preço atual para os consumidores.

“ Nós vamos focar na principal matéria-prima que será a batata-doce .Possuímos viveiros na cidade e vamos distribuir as mudas para produtores da agricultura familiar interessados em produzir para a usina”, explicou Jonatas. O coordenador do projeto ainda trouxe números sobre a rentabilidade da produção.

O encontro prosseguiu com a participação do responsável pela área de saúde da Famurs, Paulo Azeredo Filho.

Paulo abordou sobre os atrasos dos repasses estaduais da saúde, trazendo números e informações quanto aos atrasos de liberação de verbas por parte do Governo do Estado, além das perspectivas de pagamento para os municípios da região. Os atrasos com os municípios da Amasbi devem ser quitados em 15 parcelas pelo estado.

Na pauta ainda abordou sobre a judicialização na saúde, o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde, além do convênio dos municípios com o IPE.

A reunião seguiu com assuntos gerais e de interesse dos municípios da região.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade