Expoagas encerra com R$ 539 milhões em negócios e mais de 50 mil visitantes

Movimentação recorde superou as expectativas da Agas e apresentou um crescimento de 6% nos negócios

Por Redação em 23/08/2019

   

(Foto: Maurício Orsolin / ClicSoledade)
Expoagas encerra com R$ 539 milhões em negócios e mais de 50 mil visitantes

A Expoagas 2019 encerra superando recordes históricos de negócios, alcançando R$ 539 milhões ao longo dos três dias de atividades. A 38ª Convenção Gaúcha de Supermercados aconteceu de 20 a 22 de agosto, no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, quando mais de 50 mil visitantes passaram pelo local e participaram das atividades oferecidas.

O presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, evidencia que houve um crescimento de 6% no volume de negócios. “Dentro do contexto macroeconômico, este é um resultado a ser comemorado. A feira nos traduz exatamente aquilo que sempre acreditamos, quem trabalha e busca oportunidades pode almejar um crescimento acima da média, e a Expoagas oportuniza justamente isso”, afirma.

A feira promovida há mais de três décadas pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) mais uma vez refletiu, em seus corredores, as tendências de futuro para o varejo. Do mesmo modo, mostra as mudanças no comportamento dos consumidores e as inovações que a indústria está preparando para último quadrimestre do ano e que em breve chegarão às gôndolas.

Conforme números apresentados pela organização, foram mais de 800 lançamentos de equipamentos, produtos, embalagens, versões e sabores. Eram 372 expositores, sendo que deste total, 19% estavam pela primeira vez no evento, onde circularam pela feira pessoas vindas de 275 municípios gaúchos e 420 cidades brasileiras.

Do total de visitantes da Expoagas 2019, 82% foram oriundos do varejo – os supermercados representam 63,4% do total, seguidos de açougues (11%), farmácias (5,4%), lojas de conveniência (5,1%) e padarias (3,1%). A feira registrou, ainda, a visita de representantes de atacados, bares, bazares, lojas de R$ 1,99, hospitais, petshops e agropecuárias, entre outros setores do varejo, da indústria e do setor primário.

Outro número comemorado pela Agas é o de empresas participantes: 6,9 mil companhias estiveram representadas na Convenção, oriundas dos 27 estados brasileiros e de outros 12 países – incluindo uma comitiva da Tunísia, estreante entre os visitantes. Pela primeira vez, foi franqueada a participação de produtores rurais.

O presidente Longo salienta que a Expoagas é uma feira plurissetorial, onde foram convidados representantes de todos os segmentos para estarem presentes. “Os supermercados defendem a liberdade econômica e querem oportunizar as mesmas oportunidades e os mesmos fornecedores de que dispõe para toda a cadeia”, assinala.

Ele acrescenta ainda que não vão solicitar que as farmácias parem de comercializar alimentos, produtos de bazar e de higiene. “Também pleiteamos a comercialização de medicamentos que não necessitam de receita nos supermercados, já que estes produtos já estão ao alcance dos consumidores no autosserviço das farmácias, sem necessidade da chancela do farmacêutico”, pontuou.

Expositores querem voltar em 2020
O estudo desenvolvido pelo Instituto Segmento mostra que 91% dos expositores afirmaram que pretendem retornar à feira em 2020. Entre os entrevistados, 86% informaram que irão superar ou atingir as expectativas de negócios durante a feira, e 92% consideram a Expoagas melhor ou igual aos demais eventos de que participam.

Programação reuniu especialistas de diferentes áreas
A programação da Convenção Gaúcha de Supermercados também mobilizou grande público ao longo dos três dias do evento. Entre as palestras magnas, nomes como o jornalista Alexandre Garcia, o filósofo Clóvis de Barros Filho, o consultor canadense Mike Ross, a jornalista Glória Maria e o educador físico Marcio Atalla levaram entretenimento e qualificação ao público.

Nas programações jovem e feminina, as atrações foram o CEO do iFood, Carlos Eduardo Moysés, e a atriz e bailarina Claudia Raia, respectivamente. A Expoagas 2019 contou ainda com dezenas de seminários, painéis e oficinas técnicas, abordando temáticas como o futuro do RH, prevenção de perdas, gestão de redes sociais, tributação, gerenciamento de categorias, vendas online e offline, gestão ambiental, ambientação de loja e comportamento do consumidor.

Prêmio destaca melhores expositores
Especialista em marketing e arquitetura comercial, a Popai Brasil realizou, em parceria com a Agas, a segunda edição do Prêmio Popai Brasil Expoagas, que reconheceu os melhores estandes da feira nos quesitos “Melhor design” e “Melhor exposição de produtos”.

Confira os campeões:
Melhor design de estande:
Porte pequeno: Bebidas Fruki
Porte médio: Bom Princípio Alimentos
Porte grande: Nordeste Alimentos

Melhor exposição de produtos:
Porte pequeno: Aquafast
Porte médio: Languiru
Porte grande: M. Dias Branco

A Expoagas 2020 já tem data marcada: no próximo ano, o evento ocorrerá de 18 a 20 de agosto, novamente no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, com o tema “Amplie os bons negócios”. Mais informações no site www.agas.com.br.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade