IEE Maurício Cardoso é uma das escolas piloto do Novo Ensino Médio

Em Soledade, o IE São José também foi selecionado, sendo que na área de abrangência da 25ª CRE são 10 educandários ao todo

Por Lucas Oliveira Bicudo em 26/08/2019

   

(Foto: Lucas Oliveira Bicudo / ClicSoledade)
IEE Maurício Cardoso é uma das escolas piloto do Novo Ensino Médio

O Instituto Estadual de Educação Maurício Cardoso foi uma das escolas selecionadas pela Secretaria Estadual da Educação para ser piloto do Novo Ensino Médio. Na última sexta-feira, 23/8, foram realizadas as primeiras Oficinas Flex, que serão desenvolvidas com o objetivo de aliar a teoria e a prática no ambiente escolar.

A professora Fernanda Oliveira, que coordena o Grupo Dinamizador, afirma que inicialmente foi aplicado um questionário aos alunos, com intuito de escutá-los. “A partir dos assuntos elencados por eles, tabulamos os dados e montamos toda a grade de atividades que desenvolveremos com as turmas até novembro, onde serão 100 minutos semanais”, explica.

Todas as áreas do conhecimento são contempladas e o tema gerador das oficinas é “Projeto de Vida”, tendo como subtemas: “A importância da arte e expressão no desenvolvimento do ser humano”; “Vivenciando práticas clínicas e experiências determinantes para a saúde”; e “Educação financeira, uma habilidade para a vida”.

Fernanda salienta que a proposta do Novo Ensino Médio é colocar o jovem como protagonista de seu aprendizado. “Nestas atividades o professor é o mediador, sendo que o aluno é livre para escolher aquele tema que se identifica mais, incentivando a autonomia, a expressão, bem como seguir a formação que mais se ajusta as suas aspirações, aptidões e projeto de vida”, pontua.

A coordenadora assinala que os alunos demonstraram estar entusiasmados. “Nesta primeira oficina que realizamos, a participação foi efetiva e tivemos aceitação. Queremos que os pais e a comunidade também apoiem esta nova iniciativa, que tem objetivos bem definidos, com propósito de colaborar na formação de cidadãos críticos e ativos em sociedade”, completa.

Neste momento, diferentes escolas foram selecionadas pela Secretaria Estadual da Educação para serem pilotos do Novo Ensino Médio. Na área de abrangência da 25ª CRE são 10 educandários ao todo, contemplando os municípios de Arvorezinha, Espumoso, Ibirapuitã, Lagoão, Nova Alvorada e Tapera, e em Soledade, no IEE Maurício Cardoso e o IE São José.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade