Sicredi faz implantação de Cooperativas Escolares em educandários da região

Ao todo, quatro escolas foram contempladas com a iniciativa, nos municípios de Ibirapuitã, Mormaço e Soledade

Por Redação em 30/09/2019

   

(Foto: Maurício Orsolin / ClicSoledade)
Sicredi faz implantação de Cooperativas Escolares em educandários da região

Desenvolver a liderança, gestão, empreendedorismo e, principalmente, os princípios do cooperativismo. Estes são os propósitos das Cooperativas Escolares, programa que está em implantação na região pela Sicredi Botucaraí RS e que neste momento contempla quatro educandários nos municípios de Ibirapuitã, Mormaço e Soledade.

No dia 14/9 aconteceu a fundação das primeiras Cooperativas Escolares: a COOPLEMOR na Escola Leonel de Moura Brizola, de Ibirapuitã; e a JOACOOP na Escola Joaquim Gonçalves Ledo, em Mormaço. Já em Soledade, serão mais duas, na Escola Ângelo Guerra, na comunidade do Pinhal, e na Escola Dona Darcila, em Pontão da Boa União, com lançamento no dia 19/10.

Leonice Portela, analista de Programas Sociais da Sicredi Botucaraí RS, explica que são aproximadamente 100 alunos envolvidos. “Desde março eles vem recebendo formação com o professor Everaldo Marini, onde também foi proporcionado orientação com estudos para os educadores”, pontua.

Ao longo destes meses, os estudantes aprenderam diversos conceitos, entre eles, o que é cooperativismo, como se organiza, seus princípios e valores. “Eles também vão criar um objeto de aprendizagem, ou seja, o produto ou atividade a ser trabalhado e que vai dar a sustentação financeira para a cooperativa escolar realizar suas ações”, assinala.

Ela pontua que foi formada a Comissão Fundadora, assim como o Conselho de Administração e Fiscal. “A partir de agora eles começam a trabalhar e são responsáveis por se autossustentar, onde nós do Sicredi ofereceremos todo o suporte pedagógico e a escola o auxílio técnico/operacional”, acrescenta.

Carlos Rogério Matuella, presidente da Sicredi Botucaraí RS, afirma ser um passo importante no desenvolvimento da região e perpetuidade da cooperativa de crédito. “Oportuniza aos jovens uma formação que contribui com o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação”, considera.

Para o próximo ano, outros municípios já demonstraram interesse em implantar as Cooperativas Escolares. “Nós estamos analisando estes pedidos e como organizaremos, mas ficamos felizes em ver que as comunidades estão vendo com bons olhos a iniciativa. Da mesma forma, temos total apoio da presidência da Sicredi Botucaraí RS”, conclui Leonice.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade