Museu das Pedras Preciosas estará aberto durante a Feira Soledade é Joia

Além do acervo permanente composto de gemas e minerais, o local também terá exposição de esculturas e pinturas de Ênio Casagrande

Por Redação em 08/11/2019

   

(Foto: ClicSoledade)
Museu das Pedras Preciosas estará aberto durante a Feira Soledade é Joia

Para quem vier para a Feira Soledade é Joia, uma das paradas obrigatórias é no Museu das Pedras Preciosas e Mineralogia Egisto Dal Santo. O local vai estar aberto durante os três dias de evento, onde os visitantes poderão conferir, além do acervo permanente composto pelas gemas e minerais, também haverá uma exposição de esculturas e pinturas de Ênio Casagrande.

De acordo com Mara Muniz, as obras de arte expostas apresentam um novo olhar, técnicas aprendidas quando o artista esteve em Paris. “São cores, linhas de expressão que conferem as peças características próprias, uma beleza única. Importante destacar que o artista é de Fontoura Xavier e trouxe suas criações para abrilhantar nosso Museu”, afirma.

Ela acrescenta que durante a visita as pessoas também conhecem dos diferentes tipos de pedras preciosas. “Fizemos uma abordagem explicando suas características, a importância do setor para o desenvolvimento da cidade, as cidades que fazem parte deste processo de comércio e industrialização, as propriedades dos cristais para energização”, cita.

Mara pontua que ao final do passeio, o público é convidado a conhecer a cabine virtual. “É um equipamento que reproduz um garimpo, com imagens em 6D e que confere realidade e emoção. Então, além de conhecer o mundo encantados das gemas e minerais, também visualizam como é uma mina, de onde são extraídas as pedras preciosas”, assinala.

Eventos paralelos também serão realizados no Museu das Pedras Preciosas e Mineralogia Egisto Dal Santo. Um deles é o Dandô – Circuito de Música Dércio Marques, que acontece nesta sexta-feira, 8/11, às 20h, tendo como anfitrião Ênio Casagrande e como artista convidado Paulo Nunes e Victor Mendes, de São Paulo e acesso gratuito.

Já no sábado, 9/11, às 9h, acontece o I Fórum Estadual de Turismo, contando com diversas palestras. Carlos Correa da Rosa vai falar sobre o trabalho da Emater no turismo local, seguido da apresentação do case de sucesso “Caminhos Preciosos”. Também terá palavra de Ana Stefanello, do Sebrae, da turismóloga Diuly Cristina Mäelher, do consultor Dirceu Ferreira e, por fim, de Ariana Maia, do Polo da Erva-Mate.

Museu das Pedras Preciosas e Mineralogia Egisto Dal Santo vai funcionar durante a Soledade é Joia das 10h às 21h. A Feira acontece de 8 a 10 de novembro, no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, com acesso gratuito do público.

O evento é uma realização do Sindipedras, da Associação de Pequenos Pedristas de Soledade (APPESOL) e da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Soledade (ACIS). Para mais informações, acesse o site www.soledadejoia.com.br e curta a página oficial no Facebook.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade