Vereadores pedem esclarecimentos sobre trabalho da Defesa Civil Municipal

Reunião aconteceu na segunda-feira (12), na sala das comissões, quando foram expostos os atendimentos prestados

Por Redação em 12/11/2019

   

(Foto: ClicSoledade)
Vereadores pedem esclarecimentos sobre trabalho da Defesa Civil Municipal

Em outubro deste ano, ocorreram três temporais em Soledade e que provocaram estragos na zona urbana e rural. Nesta segunda-feira, 12/11, a pedido do vereador Edson Ivo Stecker, esteve na sala das comissões a coordenadora da Defesa Civil Municipal e a secretária municipal de Assistência Social para prestar informações sobre as ações realizadas.

A primeira intempérie foi no dia 5/10, quando foram distribuídas 693 telhas, sendo 95 de 6mm e 598 de 4mm. “Também ajudamos na reconstrução da casa de uma senhora, onde uma árvore caiu em cima, assim como tivemos que recolocar dois postes que foram arrancados pelo vento. Somente neste episódio foram gastos aproximadamente R$ 20 mil”, informa Jane Ottoni.

Já o outro temporal foi no dia 17/10 e atingiu 56 casas em sete comunidades do interior. “Este foi o mais forte, onde os prejuízos somaram mais de R$ 42,2 mil. Agora, no dia 31/10 novamente tivemos grande quantidade de chuvas e que ocasionaram estragos, sem contar os danos nas estradas da zona urbana e nos bens da prefeitura, como escolas”, salienta Aline Moraes Maciel.

Questionada se existe alguma reserva para atendimentos emergenciais, a secretária de Assistência Social informa que deixam alguns rolos de lonas no Corpo de Bombeiros e outros na secretaria. “Esse recurso é para o socorro imediato, mas posteriormente prestamos todo o auxílio necessário com material de construção”, pontua Jane.

A coordenadora da Defesa Civil do Município complementa dizendo que muitas vezes o que barra a agilidade é a falta de recursos. “Na maioria das vezes não recebemos auxílio do Estado e nem da União, ou seja, o dinheiro sai do caixa da prefeitura. Mas nossa equipe é eficiente e não deixamos de atender ninguém”, garante Aline.

Como sugestão, o vereador Edson Ivo Stecker assinalou que existem recursos no Fundo do Meio Ambiente que podem ser acessados para auxiliar nestes casos. Jane e Aline ficaram de ver a respeito desta possibilidade. “Estamos aqui para auxiliar, façam os projetos que auxiliamos a pleitear junto ao Governo”, conclui o edil.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade