Leitores elegem série "Harry Potter" como melhor da década em literatura

Eleição ZH.

Por Bruno Quevedo em 28/12/2009

   

nao. (Foto: Cynthia Vanzella)
Leitores elegem série "Harry Potter" como melhor da década em literatura

O Zero Hora, do Grupo RBS, prossegue com a série sobre a produção artística, os fatos e os personagens que marcaram a primeira década do século XXI — na visão dos leitores. Os resultados referem-se à votação realizada em zerohora.com.

O melhor livro

Os anos 2000 foram, à mesma medida, um período de vendas reduzidas para livros e editoras menos populares e de explosão de alguns best-sellers internacionais. Um dos exemplos mais notáveis desse último caso é a série de aventuras do bruxinho Harry Potter.

Foram sete livros, publicados entre 1997 e 2007, que no total venderam quase 500 milhões de exemplares no mundo todo e tornaram a sua autora, a britânica J.K. Rowling, uma das escritoras que mais faturaram com direitos autorais na história da literatura. Todos os sete volumes foram adaptados para o cinema — o último foi dividido em dois longas-metragens que estão em fase de finalização e devem estrear entre 2010 e 2011 —, em grandes produções que se tornaram a franquia mais milionária de Hollywood, tendo arrecadado, até aqui, mais de US$ 4,5 bilhões.

Os números superlativos repetem-se tanto em outros filmes que abordam realidades fantásticas, como a série de adaptações de As Crônicas de Nárnia ou, mais ainda, a trilogia O Senhor dos Anéis, quanto em outros best-sellers literários da década. São exemplares os casos de Crepúsculo, saga vampiresca adolescente da norte-americana Stephenie Meyer, e os romances de Dan Brown, autor de O Código da Vinci e Anjos e Demônios que fez história emplacando quatro títulos simultaneamente na lista dos mais vendidos do New York Times.

Ambos, Crepúsculo e O Código da Vinci, foram votados pelos leitores de Zero Hora e ficaram respectivamente com o segundo e o terceiro lugares entre os livros da década, à frente de outros fenômenos de vendas como O Caçador de Pipas e A Menina que Roubava Livros (veja quadro dos mais votados ao lado). O campeão foi a série Harry Potter.

Embora valorizada por boa parte da crítica literária, a obra de J.K. Rowling nunca foi uma unanimidade entre os especialistas — assim como grande parte dos demais best-sellers da década. Mas isso não parece ter influenciado o gosto popular.

Total de Votos: 2.031

1) Série "Harry Potter", de J.K. Rowling - 38.36%
2) Série "Crepúsculo", de Stephenie Meyer - 25.6%
3) "O Código Da Vinci", de Dan Brown - 17.92%
4) "O Caçador de Pipas", de Khaled Rosseini - 9.06%
"A Menina que Roubava Livros", de Markus Zusak - 9.06%

Fonte: zerohora.com

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade