Aluna da UPF relata experiência de intercâmbio em Coimbra

Cristiane Stocco aproveitou temporada de intercâmbio para conhecer diferentes países

Por Redação em 28/12/2009
nao. (Foto: Divulgação)
Aluna da UPF relata experiência de intercâmbio em Coimbra

Neste segundo semestre de 2009, diversos estudantes da Universidade de Passo Fundo (UPF) que estão participando do Programa de Intercâmbio Acadêmico da instituição viajaram com destino a Portugal. Eles estão estudando durante seis meses nas Universidades de Coimbra, Universidade do Algarve e Universidade de Lisboa. Em Coimbra está a acadêmica de Direito Cristiane Stocco, que por e-mail relata a experiência.

De acordo com Cristiane, as aulas já acabaram e as provas estão marcadas para iniciarem em 4 de janeiro, exceto a disciplina de Medicina Lega, a qual já foi concluída. Para ela, a experiência do intercâmbio está sendo incrível. “Há mais ou menos quatro meses estou convivendo numa cultura diferente da nossa, com comidas e hábitos próprios e, apesar de usarmos o mesmo idioma, me surpreendo com algumas expressões e palavras da língua lusitana”, afirma.

Cristiane destaca o crescimento e aprendizado proporcionado pela iniciativa. “Estou em constante evolução pessoal, aprendendo a cada dia a ‘me virar sozinha’, aprendo a lidar com a saudade, a conviver com pessoas desconhecidas, já que divido uma casa com mais cinco estudantes, enfim, aprendo a ser mais responsável, já que aqui não há controle de frequência nas aulas”, enfatiza. Ela volta ao Brasil daqui a 40 dias, e ao mesmo tempo em que está ansiosa por rever a família, os amigos e continuar os estudos na UPF, ressalta a tristeza por deixar a cidade e os amigos que fez em Portugal.

Conforme Cristiane, em Coimbra há estudantes do mundo inteiro. “É muito legal ir a um jantar e ouvir conversas em várias línguas diferentes. No Natal, fizemos uma ceia na minha casa e alguns turcos estavam presentes. Eles não comemoram a data, então foi o primeiro natal desses estudantes. Foi legal explicar a eles o que significa o Natal para nós, tenho certeza que eles guardaram consigo um pouquinho da nossa cultura”. A aluna aproveitou a viagem para conhecer a França e a Inglaterra e ainda pretende visitar a Espanha, a Itália e a Bélgica antes de retornar ao Brasil.

Outros intercambistas

Além de Cristiane estão participando de intercâmbio em universidades lusitanas os seguintes estudantes: na Universidade de Coimbra as alunas Amanda Brunetto e Gabriela Oliveira (Direito), Vanessa Lago (Farmácia) e Fernanda Runtzel da Costa (Jornalismo); na Universidade do Algarve, no sul do país, estão Douglas Bohnert (Agronomia) e Felipe Souza Leal (Nutrição); e a Universidade de Lisboa recebeu Ângela Fontanelli (Direito) e Caroline Mognon (Química). A UPF também tem neste semestre outros alunos em intercâmbio na França e na Itália. Todos devem retornar ao Brasil no mês de fevereiro para dar continuidade a seus estudos.

O programa

O Programa de Intercâmbio Acadêmico da UPF possibilita aos alunos de diferentes cursos permanecerem por um semestre estudando nas universidades conveniadas da Europa, América do Norte e do Sul.

A assessora para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da UPF Rosane Zimmermann lembra aos alunos que têm intenção de fazer parte do programa no futuro para a importância da fluência e do conhecimento da língua do país de destino. “Muitos alunos têm a falsa ideia de que se aprende uma língua em um ou dois meses com aulas particulares, entretanto, é preciso bem mais que isso para poder acompanhar e ter compreensão de uma aula na universidade estrangeira, o que é fundamental para o bom desempenho do aluno em seus estudos”, argumenta.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade