Levantamento apresenta perdas preliminares com a estiagem no Estado

Dados levantados pela Rede Técnica Cooperativa e divulgados pela FecoAgro/RS apontam queda de 33% no milho e de 13% na soja

Por Redação em 09/01/2020

   

(Foto: Divulgação / Defesa Civil)
Levantamento apresenta perdas preliminares com a estiagem no Estado

As perdas na cultura da soja em virtude da estiagem no Rio Grande do Sul, até este momento, é estimada em 13%, enquanto no milho o valor é de 33%. É o que aponta a pesquisa realizada pela Rede Técnica Cooperativa (RTC), no dia 7 de janeiro, após levantamento junto aos departamentos técnicos das cooperativas agropecuárias gaúchas, entre elas, a Coagrisol.

Os dados foram divulgados pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS). No milho, a redução pode ser de cerca de 1,879 milhão de toneladas, enquanto na soja o valor chega a aproximadamente 2,490 milhões de toneladas.

Caso permaneça nesta situação, a queda no volume de produção da oleaginosa pode ser de 19,154 milhões de toneladas para 16,664 milhões de toneladas. Já em relação a outra cultura, a redução pode ser de 5,696 milhões de toneladas para 3,816 milhões de toneladas. Os números consideram a primeira previsão de safra do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Outra estimativa, segundo a FecoAgro/RS, é o impacto significativo na redução de produção de leite. A Instituição destaca ainda que neste primeiro levantamento, a presença de um desvio padrão considerável dadas as diferenças de precipitações, épocas de semeadura e ciclos das cultivares nas diferentes regiões, que geram impactos diferenciados nas áreas atingidas.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade