Durante o verão é preciso ter cuidados com a pele ao se expor ao sol

Longa exposição à radiação ultravioleta (UV) provoca reações na pele e nos olhos e os cuidados devem ser feitos desde crianças

Por Redação em 20/01/2020

   

(Foto: Divulgação )
Durante o verão é preciso ter cuidados com a pele ao se expor ao sol

A luz solar é, assim como a água, uma fonte de vida que dá energia à grande parte dos seres vivos do planeta. Ela promove a síntese da vitamina D, necessária para fortalecer os ossos, tem ligação com produção de hormônios e melhora da disposição e o humor.

Entretanto, a Dra. Marilene Ughini, dermatologista e professora de medicina, alerta que a longa exposição à radiação ultravioleta (UV) provoca reações na pele e nos olhos. “A luz do sol é a principal causa do câncer de pele. Os cuidados com a irradiação solar devem ser feitos desde criança, visto que os seus efeitos são cumulativos. Ao redor dos quarenta anos começam a aparecer lesões pré-cancerígenas e outras consequências da radiação”, revela.

A dermatologista explica que é melhor se cuidar antes de se expor ao sol. “O filtro solar é eficaz em prevenir desde queimaduras solares até câncer de pele. Quanto mais alto o número do FPS, maior a proteção”, ilustra.

Além do filtro solar, a Dra. Ughini recomenda vários cuidados para aproveitar o sol no verão: “Não fume, hidrate-se por dentro (tomando água) e por fora (com cremes hidratantes), reaplique o filtro solar ao praticar atividades físicas ao ar livre, evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios”, conclui.

Conheça a Aapecan
A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, que atende gratuitamente pessoas com diagnóstico de câncer em situação de vulnerabilidade. Conta com 4 unidades de atendimento e 10 casas de apoio em todo Estado. Foi fundada em 2005 em Caxias do Sul, por voluntários que perceberam a dificuldade que enfrentavam as pessoas diagnosticadas com a câncer, graças aos elevados custos de internação e medicação.

A casa de apoio de Passo Fundo foi inaugurada em junho de 2018, realizando atendimentos individuais, grupos de apoio, encontros, visitas domiciliares, oficinas e confraternizações, além orientação e acompanhamento social e psicológico sem custos. A Aapecan se mantém com a ajuda de todos.

Através de doações, fornece aos seus assistidos alimentação, abrigo, carinho, e todo apoio para o enfrentamento da doença. Como retribuição, a Aapecan realiza palestras e ações educativas em empresas, escolas e instituições, para reeducar a população e promover a prevenção dos mais variados tipos de câncer.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade