SSP e organização do evento planejam esquema de segurança para o Planeta Atlântida 2010

Polícia Civil estará presente no Planeta Atlântida

Por Redação em 05/01/2010

   

nao. (Foto: )

Os órgãos vinculados à área de segurança pública já estão mobilizados para garantir a segurança das pessoas que participarem da edição do Planeta Atlântida, que acontece nos próximos dias 05 e 06 de fevereiro, na sede campestre da Sociedade Amigos do Balneário Atlântida (SABA), em Atlântida. Na tarde desta terça-feira, o secretário Edson de Oliveira Goularte, o secretário-adjunto Rubens Edison Pinto, oficiais de comando operacional da Brigada Militar, o chefe da Polícia Civil, João Paulo Martins e diretores de departamentos envolvidos na operação estiveram reunidos com diretores da RBS, empresa organizadora do evento que chega, em 2010, à 15ª edição.

No primeiro momento, o vice-presidente de gestão e pessoas da RBS, Antonio Tigre, apresentou a comitiva da empresa, com destaque para o diretor de eventos, Claro Gilberto, ressaltando a importância da participação da Brigada Militar e Polícia Civil na queda no número de ocorrências registradas na edição do Planeta Atlântida, em 2009. Segundo Tigre, “a presença da Brigada Militar organizando o trânsito, fiscalizando a venda e o consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade, nas cercanias da SABA, e reprimindo situações de tumulto, proporcionam maior tranqüilidade aos familiares, bem como aos próprios jovens que para lá se deslocam”. Antonio Tigre anunciou que a promoção deste ano sofrerá alterações significativas, devido à instalação de um palco diferenciado, central e giratório, com possibilidade de movimentação de 360 graus. Quanto ao atendimento de emergência será mantido o ambulatório com capacidade de até 30 pacientes ao mesmo tempo, com todo o equipamento necessário. A segurança no interior do evento ficará a cargo de 400 agentes de uma empresa de segurança terceirizada. A Central de Segurança e monitoramento de vídeo terá, também, a coordenação de policiais militares e civis.

A BM estará atuando diretamente no policiamento externo, com apoio de viaturas, motos e cavalos, além de cães adestrados. Haverá torres de observação em pontos estratégicos, para que o efetivo tenha maior visibilidade. Junto ao local dos shows, ficará um veículo e uma guarnição do Corpo de Bombeiros. Além disso, o Grupamento de Polícia Militar Aéreo (GPMA) colocará à disposição dois helicópteros e um avião Ximango, que patrulharão durante o dia e também à noite. O policiamento também vai ser reforçado na orla marítima e os salva-vidas estarão nas guaritas para coibir e desaconselhar o banho de mar na madrugada.

O CRBM fará blitze nas estradas buscando conter o uso de bebidas alcoólicas ao dirigir, coibindo o excesso de velocidade e ultrapassagens em locais proibidos. A operação se intensifica a partir da manhã de sexta-feira (05) até às 12h de segunda-feira (08). Serão utilizados viaturas, motos, radares e bafômetros. O Pelotão de Operações Especiais vai apoiar as ações nas rodovias estaduais.

A Polícia Civil estará presente no Planeta Atlântida com agentes e delegados. No posto policial haverá linhas telefônicas e Internet de acesso rápido, garantindo a estrutura necessária para o trabalho do efetivo. No local será possível fazer a identificação de pessoas e o registro de pequenos delitos. Estarão presentes policiais civis dos departamentos de Polícia do Interior (DPI), de Investigações do Narcotráfico (Denarc), da Criança e do Adolescente (Deca) e de Investigações Criminais (Deic). A Delegacia de Polícia de Xangri-lá e de Capão da Canoa também terão reforço no efetivo para o registro de outras ocorrências.

A SSP recomenda às pessoas que participarão do Planeta Atlântida que levem apenas um xerox da carteira de identidade, autenticado em cartório, e apenas a quantia de dinheiro necessária aos gastos no evento. Da mesma forma, a orientação aos pais e responsáveis é no sentido de que levem os filhos até o local mais próximo de acesso à SABA, combinando hora e local para buscá-los. Além de evitar a ocupação de espaços de estacionamento, evita a exposição deles aos riscos do tumulto originado após o término dos shows.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade