Hoje é dia de bolo de reis

Confira três receitas do clássico doce

Por Redação em 06/01/2010
nao. (Foto: Divulgação)
Hoje é dia de bolo de reis

Para muitos, 6 de janeiro é apenas o dia de desmontar a árvore e se despedir de vez do clima natalino. Mas antes de colocar um ponto final na comilança de fim de ano, deve restar apetite – pequeno que seja – para experimentar o tradicional bolo de reis. O doce homenageia os três reis magos, que, de acordo com a história cristã, visitaram Jesus logo após o seu nascimento levando presentes.

França e Portugal estão entre os países que melhor sustentam essa tradição, cada um com sua receita. A versão francesa do bolo é feita com massa folhada e creme de amêndoas, enquanto a portuguesa recebe frutas cristalizadas e massa levedada.

O que os torna iguais, no entanto, é o encantamento – e uma pitadinha de superstição. Isso porque o bolo de reis leva no recheio um ‘objeto-surpresa’ que promete sorte e riqueza para quem achá-lo no meio da massa. Pode ser uma peça de porcelana ou uma moedinha.

A seguir, confira uma versão portuguesa e outra francesa do bolo. Para completar, uma receitinha na linha dos cupcakes.


Bolo de rei

Ingredientes
750g de farinha
30g de fermento biológico
150g de manteiga ou margarina
170g de açúcar
150g de frutas cristalizadas
150g de frutas secas
4 ovos
1 limão
1 laranja
1 cálice de vinho do Porto
1 colher (sobremesa) de sal grosso

Modo de preparo
Pique as frutas cristalizadas e misture-as com o vinho e as frutas secas. Dissolva o fermento em água e acrescente uma xícara de farinha. Misture e deixe descansar por 15 minutos. Em seguida, bata a manteiga com raspas da casca do limão e da laranja. Coloque os ovos e continue batendo.

Por fim, coloque a mistura de fermento. Quando a massa estiver firme, acrescente o restante da farinha peneirada com o sal grosso. Amasse a mistura muito bem - ela deve ficar macia e elástica. Adicione as frutas, sove mais e molde como uma bola. Polvilhe a massa com um pouco de farinha. Reserve a mistura coberta com um pano e deixe descansar por 5 horas. Neste período, a massa deve dobrar de tamanho.

Em seguida, mexa e molde-a novamente em uma ou várias bolas, do tamanho que preferir, e faça um furo no meio. Disponha-as sobre uma superfície untada. Coloque o "presente surpresa" envolto em papel vegetal. Deixe descansar por mais 1 hora. Depois, pincele o bolo com gema de ovo e decore com frutas secas e cristalizadas. Cozinhe em forno bem quente. Quando estiver pronto, pincele com geléia diluída em água quente (use o sabor de sua preferência).


Galette des rois

Ingredientes
200g de manteiga
200g de açúcar
200g de farinha de amêndoas
4 ovos
75g de farinha de trigo
2 discos de massa folhada de três milímetros de espessura, para uma forma de aproximadamente 22 centímetros de diâmetro
2 ovos ligeiramente batidos, para pincelar a massa
1 pequena peça de porcelana

Modo de preparo
Bata juntos, em batedeira, a manteiga com o açúcar e a farinha de amêndoas. Depois da mistura clarear e crescer, junte aos poucos os ovos, sempre batendo. Incorpore por último a farinha de trigo e bata mais um minuto só para misturar. Reserve na geladeira.

Montagem
Coloque um disco de massa folhada na forma e espalhe por cima o creme de amêndoas. Coloque uma fêve e cubra com o segundo disco de massa folhada. Pincele a massa com ovo batido e, com a ponta de uma faca, desenhe folhas na torta. Asse em forno pré-aquecido a 200° C durante aproximadamente 25 minutos. Deixe esfriar.

Rendimento: 10 porções


Cupcake de reis

Ingredientes
200g manteiga
140g açúcar mascavo
395g leite condensado
250g farinha trigo
20g fermento
150g frutas cristalizadas
100g passas
4 ovos

Modo de preparo
Bata a manteiga, o açúcar e as gemas até formar um creme. Incorpore o leite condensado. Misture delicadamente a farinha de trigo e o fermento. Junte as frutas e as passas e, por último, as claras em neve. Asse a 180 graus por 30 minutos. Decore com frutinhas cristalizadas e fios de ovos, se desejar.

Rendimento: 20 porções

Fonte: ig.com.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade