Mais de 120 pessoas desalojadas pela enxurrada

O acumulado nos últimos dias chega a praticamente 330 mm e deixa famílias desalojadas.

Por Bruno Quevedo em 07/01/2010

   

nao. (Foto: Cássia Lopes)
Mais de 120 pessoas desalojadas pela enxurrada

por Cássia Lopes

A fúria da chuva que atingiu Fontoura Xavier no início desta semana provocou muitos estragos e a administração contabiliza os prejuízos.

Por 24 horas a chuva não deu trégua, deixou desabrigados, bloqueou estradas, isolou comunidades e derrubou pontes.

Durante toda esta terça-feira (05) diversas equipes da administração trabalharam intensamente no auxílio às famílias e remoção da lama das estradas.

Três residências e um veículo foram levados pela força da água. Mais de 120 pessoas foram desabrigadas e 35 estão desalojadas, sendo que aproximadamente 6.500 pessoas foram afetadas pela enxurrada. Mais de 45 residências foram danificadas e 13 destruídas.

A maior ponte municipal, que liga Fontoura Xavier com Progresso, com mais de 40 anos e 107 metros de comprimento foi levada pela força da água do Rio Fão por volta das 14h30min de segunda-feira.

Cerca de duas horas após, a ponte de 74 metros de comprimento e 35 metros de altura, que liga Fontoura Xavier a Barros Cassal, também não resistiu e foi levada pela correnteza do Rio Fão.

A ponte sobre o Rio Duduia, que liga Fontoura Xavier com Pouso Novo ficou submersa.

Por possuir um solo arenoso com formações rochosas, diversas regiões do interior do município são formadas por morros e ficaram isoladas com os deslizamentos, que bloquearam estradas e isolaram aproximadamente 10 comunidades. Cerca de 820 quilômetros de estrada deverão passar por melhorias.

As lavouras de fumo, milho e feijão também sofreram com a enxurrada.
Além disso, foram contabilizados mais de 200 bueiros danificados ou destruídos.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Adilar Gradaschi, até o momento foram registrados 342 milímetros de chuva.

Na manhã desta quarta-feira, o município decretou Situação de Emergência por Enxurrada.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade