Etiqueta de praia

Educação e saúde também é imprescindível na orla, confira dicas

Por Redação em 07/01/2010
nao. (Foto: Divulgação)
Etiqueta de praia

O garotão depilado para o carro na praia e liga o som no último volume. Na areia, a mulher sacode a toalha e joga areia nas “vizinhas” de sombrinha. No calçadão, a dondoca finge que não vê seu cachorrinho escovado fazendo as necessidades na areia e ameaçando os pés da turistada.

A temporada está chegando e quem não quer passar por deselegante no Litoral deve seguir algumas regras de etiqueta. Respeitar certas convenções não é só questão de que isso ou aquilo pega bem ou mal. É facilitar a convivência nos momentos em que é especialmente desejável evitar incômodos. Ouvimos Daniela Mello, consultora de moda e palestrante de comportamento, para listar algumas regras para a boa convivência.


Som

Nada de parar o carro, abrir o porta-malas e soltar o som. As pessoas não devem ser obrigadas a escutar qualquer tipo de música contra a sua vontade. Se quiser ouvir música, leve fones de ouvido!


Toalhas e cangas

O espaço na areia é para todos. portanto, nada de levar coisas demais e ocupar um espaço enorme. Uma cadeira para cada pessoa e uma sombrinha a cada duas pessoas bastam. e lembre-se: toalhas não foram feitas para serem chacoalhadas. quando precisar tirar a areia, vá até a beira d'água. e quando sair do mar, principalmente as mulheres, cuidado com os cabelos. Se balançar muito, pode acabar molhando o vizinho.


Animais

Levar animais para a praia não é higiênico nem para as pessoas nem para os animais. Também há quem tenha pânico de cachorro, não importa se pequeno ou grande. Evite sempre.


Crianças

Não precisa gritar a todo tempo com as crianças. Converse com elas em casa. Se precisar falar na praia, não fique sentado na cadeira gritando na beira do mar. Chegue perto e diga o que quer.


Roupa

É bom escolher trajes discretos. Lembre-se que biquínis muito pequenos podem passar imagem de vulgaridade.


Comida

Levar comida para a praia não é proibido, mas pode causar mal-estar nas pessoas. Se quiser fazer um lanchinho, organize a comida em bolsas térmicas e embrulhe tudo individualmente. Não jogue lixo na areia. Uma dica boa é levar frutas para a orla.


Lixo

Se cada um fizer sua parte, fica bem mais fácil manter a praia limpa. Leve uma sacola plástica para ir colocando o lixo e no final do dia levar para a lixeira.


Fonte: clicrbs.com.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade