Por um 2010 mais sustentável

Conheça empresas e pessoas que adotaram atitudes “verdes” e estão fazendo a diferença

Por Redação em 12/01/2010

   

nao. (Foto: Divulgação)
Por um 2010 mais sustentável

A reunião sobre a mudança climática em Copenhague realizada há pouco mais de um mês foi considerada um fracasso. As medidas que os governos deveriam tomar para tornar o mundo um lugar mais sustentável não saíram do papel. Apesar do resultado negativo, as pessoas podem fazer a diferença e começar desde já a adotarem atitudes “verdes” dentro de suas casas.

Segundo o biólogo, professor e pesquisador da Unicamp André Victor Freitas, a terra vai esquentar sim, mas isso aconteceria daqui a milhares de anos e não em 50. Ainda assim, nossa responsabilidade sobre o meio-ambiente exige uma reeducação imediata. “Somos responsáveis pelas alterações no clima. Estudos que monitoraram reflorestamentos em grande escala provaram que as florestas regulam o clima local”.

Leandra Gonçalves, coordenadora da Campanha de Oceanos do Greenpeace, chama a atenção para a importância da redução do consumo de carne. “Atualmente, 80% do estoque do pescado no mundo está ameaçado. A pecuária ilegal é o que mais consome a Amazônia e resulta na emissão de gases do efeito estufa”, alerta.

Muitas pessoas e empresas já deram o primeiro passo em direção a um estilo de vida mais sustentável. Leia as histórias e inspire-se!

Bicicleta super poderosa

A Roda de Copenhague quer incentivar o motorista a deixar o carro em casa e promover o uso da bicicleta. O apetrecho promete aumentar o desempenho do ciclista para que ele percorra grandes distâncias sem precisar de muito esforço. A roda armazena energia em situações em que normalmente ela seria desperdiçada, e dá uma ajudinha para o ciclista quando ele precisa subir uma ladeira ou aumentar a velocidade.

O SENSEable City Lab, gru