Prejuízos com enxurrada superam 20 milhões

Reconstrução das pontes que liga Fontoura Xavier a Barros Cassal

Por Redação em 12/01/2010

   

nao. (Foto: Cassia Lopes)
Prejuízos com enxurrada superam 20 milhões

Recomeçar. É exatamente o que a administração municipal e fontourenses afetados pela enxurrada fizeram esta semana. Passado o susto, provocado pela fúria da chuva e, consequentemente, pelos enchentes dos rios, em especial, do Rio Fão, famílias retornam as suas residências.

O prefeito municipal de Fontoura Xavier, José Flávio Godoy da Rosa informa que, de acordo com as primeiras avaliações realizadas pelas Secretarias Municipais, o prejuízo poderá superar R$ 20 milhões, considerando que mais de 820 quilômetros de estradas e centenas de bueiros danificados ou destruídos, mais de 18 pontes pequenas levadas pela força dos rios.

Apesar do trabalho intenso das equipes da Secretaria Municipal de Obras, diversas comunidades ainda continuam isoladas, pois, ou as estradas de ligação estão bloqueadas por deslizamentos ou foram totalmente destruídas pela água.

Mais de 45 residências foram danificadas, 13 destruídas, 3 levadas pela correnteza e muitas em área de risco, pois grande parte de Fontoura Xavier é formada por morros com solo arenoso e rochoso, local propício a mais deslizamentos.

Além disso, duas grandes pontes intermunicipais também não resistiram a correnteza e foram levadas pelo rio fão. “Em pré-avaliação com engenheiros ficamos sabendo que a reconstrução das pontes que liga Fontoura Xavier a Barros Cassal e que liga Fontoura Xavier com Progresso somariam aproximadamente 10 milhões”, argumenta.

Os produtores rurais também foram prejudicados, uma vez que muitas lavouras de fumo, milho e feijão sofreram com a enxurrada.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade