Frente fria traz chuva e ameniza temperatura do verão gaúcho

Cidades como Santana do Livramento e Pelotas registraram chuva amena

Por Redação em 12/01/2010

   

nao. (Foto: Nauro Júnior)
Frente fria traz chuva e ameniza temperatura do verão gaúcho

Após diversos dias de sol e abafamento, uma frente fria chegou ao Estado na tarde desta terça-feira. A chuva começou nos municípios da região Sul como Santana do Livramento e Pelotas e se espalhou por todas as regiões.

A frente fria que está no Estado veio da Argentina onde a chuva forte e o vendaval causaram ao menos uma morte, dezenas de feridos, quedas de árvores e perdas materiais ainda não contabilizadas.

Ao se aproximar do Rio Grande do Sul, a frente perdeu força ocasionando apenas chuva amena cuja intensidade serviu para refrescar a sensação de calor e abafamento.

Segundo a meteorologista da Central RBS, Estael Sias, em Santana do do Livramento foram registrados 20 milímetros de chuva, o que representa apenas 15% da média mensal. As rajadas de vento marcaram, no máximo, 63km/h.

Ainda segundo Estael, nesta terça-feira a temperatura na cidade não passou dos 25°C. Na segunda-feira, a temperatura chegou a 31,5°C.

- Esta temperatura combinada com a umidade relativa do ar elevada deixou a sensação térmica em torno de 40°C ontem a tarde. Após as chuvas de hoje, a temperatura está em torno dos 19°C devido ainda a presença das nuvens e da instabilidade -, explicou a meteorologista.

Em Pelotas, a chuva colaborou para a queda de 6°C na temperatura. No início da tarde, os termômetros registravam 32°C e após a chuva marcavam 26°C.

Em Bento Gonçalves, na Serra, a mudança do tempo foi um pouco mais forte e o dia escureceu por volta das 18h. A chuva que se anunciava durante todo o dia chegou com força no município. Os mais de três mil torcedores que assistiam a um amistoso entre o Grêmio e o time amador do São Paulo precisaram se abrigar em baixo das árvores para fugir da forte chuva, já que o local não conta com arquibancadas. O vento forte e a chuva persistiram durante todo o primeiro tempo do jogo, que acabou com vitória gremista.

A passagem da frente fria no Estado, no entanto, será breve. Segundo Estael, nesta quarta-feira o dia nascerá ensolarado na região Sul e o tempo bom irá se espalhar por todas as regiões no decorrer do dia. As temperaturas também devem voltar a subir.

ZEROHORA.COM

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade