Esporte a favor da cidadania: Taekwondo e Hapkido

Aulas buscam ensinar valores para os alunos.

Por Bruno Quevedo em 14/01/2010

   

nao. (Foto: Arquivo Ms. Paulo Toledo)
Esporte a favor da cidadania: Taekwondo e Hapkido

O ano que passou melhorou de forma bastante significativa a vida de algumas crianças e jovens da cidade.

Há alguns anos vem sendo desenvolvido um trabalho, de base social, que atende crianças e jovens carentes: as aulas de Taekwondo e Hapkido, ministradas pelo Mestre Paulo Toledo, que desde 1994, vem desenvolvendo esse projeto que começou a ser realizado na Escola Aberta e em algumas escolas públicas. O Mestre tinha o desejo pessoal de desempenhar esse trabalho especialmente com crianças, para que, uma vida que já é cheia de problemas e adversidades, pudesse se tornar mais atrativa, pelo menos aos olhos dos seus pequenos pupilos. É o esporte a favor da cidadania.

O projeto iniciou com as aulas em algumas escolas da cidade. As artes do Taekwondo e Hapkido eram ensinadas e integravam o Projeto "Hapkido Educar Arte Marcial para a Cidadania e Inclusão Social”, que é desenvolvido pela Federação Rio Grandense de Hapkido Olímpico e coordenado pelo Mestre Itagiba Vitório, 6º Dan, através da Equipe Black Panther, e é realizado desde o ano de 2000, tendo iniciado na cidade de Guaíba e que hoje se estende pelos estados de Santa Catarina, Paraná, Bahia e no Distrito Federal.

Projeto Pernalonga

Em Soledade, todo o trabalho desenvolvido recebeu o interesse da Secretaria da Educação do Município, que implantou um projeto similar: O Projeto Pernalonga, que visa educar e melhorar a vida de crianças e jovens carentes através do ensino do Taekwondo e Hapkido e tem como logo um coelho, que segundo o Ms. Paulo Toledo, “é um animal dócil e esperto e é o personagem do desenho animado Pernalonga, simbolizando como deve ser o perfil do aluno”.

As aulas foram ministradas desde o mês de setembro de 2009 e contava, em dezembro, com cerca de 60 alunos, de 7 a 17 anos, que para poderem participar do Projeto, deviam estar devidamente matriculados na rede de ensino, com boa frequência e com bons rendimentos. O Projeto Pernalonga recebeu o apoio da Federação Rio Grandense de Hapkido, que fez a doação de 20 uniformes para os alunos poderem realizar os treinamentos.

Além das aulas, os alunos do Projeto recebem um documento que lhes possibilita pedir patrocínio para seu treinamento, assim como uma carteira de sócio do Projeto, que oferece descontos e vantagens em lojas conveniadas na cidade. Tudo para ajudar as crianças carentes que fazem parte dessa iniciativa.

Os pequenos “lutadores” receberam inúmeras premiações em pouco tempo de Projeto: foram cerca de 15 medalhas de ouro, cinco de prata e 3 de bronze, sem contar nos vários troféus recebidos, tendo um aluno como destaque: com apenas seis anos, o jovem campeão de Hapkido, Edson de Lorena.

Segundo o professor, as aulas ajudam não só no condicionamento físico dos alunos, mas principalmente, no lado psicológico, pois o aluno passa a ficar disciplinado, ganhando ensinamentos de honestidade e caráter. O juramento que é feito a cada aula é o melhor exemplo de como esses valores vão sendo ensinados, aos poucos, aos alunos: “Eu prometo respeitar as regras do Hapkido, respeitar os instrutores e meus superiores. Nunca fazer mau uso do Hapkido. Construir um mundo mais pacífico. Ser campeão da liberdade e da justiça".

Quém é Paulo Toledo?

Escolhido melhor Mestre do ano de 2009 do Estado, da Federação do RS, o professor é 5º DAN, presidente da ASOTKDH (Associação Soledadense de Taekwondo e Hapkido) e vice-presidente da FRHO (Federação Rio Grandense de Hapkido Olímpico), filiado à Federação Rio Grandense de Hapkido, à Kukkiwon (Federação Mundial de Taekwondo) formado pela Federação de Hapkido Mu Hak Kwan, de Illinois, na Califórnia, nos EUA, no ano de 2002.

Também é associado à Associação dos Professores de Educação Física (APEF) e ao Conselho Regional de Educação Física e proprietário da academia Sport’s, no bairro Expedicionário.


Um pouco mais sobre Taekwondo e Hapkido

Traduzindo literalmente do coreano, Taekwon-do significa: TAE: Saltar, voar, chutar ou quebrar com o pé, KWON: Socar ou destruir com os punhos, DO: Arte, caminho, método (segundo a filosofia oriental, "o caminho construído pelos santos e sábios").

Conceitualmente, Taekwondo é a técnica de combate sem armas, para defesa pessoal, envolvendo a habilidade do emprego de pés, mãos e punhos.

Taekwondo é: espírito de aperfeiçoamento, defesa pessoal, destreza física, arte. Não impondo barreiras de idade ou sexo para a sua prática, o Taekwondo oferece uma série de benefícios à saúde mental e física, uma vez que atua como um todo nos sistemas cárdio-pulmonar e locomotor do indivíduo, desenvolvendo coordenação, equilíbrio, força muscular, etc.

A repetição dos movimentos desenvolve a paciência, e o poder que o aluno adquire lhe dá autoconfiança. A luta ensina humildade, coragem, estado de alerta e autocontrole. Os exercícios fundamentais proporcionam precisão e conhecimento do método, princípio e propósito. Os tuls (formas) desenvolvem harmonia e beleza nos movimentos. O Taekwondo contribui no processo de amadurecimento do praticante estimulando a sensibilidade e percepção.

Através do convívio com pessoas sadias, o Taekwondo pretende colaborar no processo de formação do indivíduo para sua participação ativa na sociedade.

O Hapkido também é uma arte marcial coreana especializada em defesa pessoal e aprendizado de técnicas de socos, chutes, rolamentos, escapes, esquivas e torções, além de englobar técnicas com armas diversas como bastões, espadas, bengalas, facas, leques, e também ensinar seus praticantes, a autodefesa com praticamente qualquer objeto.

Para entender as graduações, na FRHO (Federação Rio Grandense de Hapkido Olímpico) e na WOHF (World Olympic Hapkido Federation) as graduações têm as faixas intermediárias para que os alunos ganhem mais conhecimentos, ficando assim as graduações: branca, cinza, amarela, laranja, verde, azul clara, azul escura, marrom, vermelha e preta e finalmente a faixa preta, aonde esta vai de 1° a 10° DAN.

Branca e/ou cinza: significa que é um principiante. Também indica que a pessoa é como o dia, um recém-nascido à vida das Artes Marciais, que com o tempo irá crescendo e fortalecendo-se, até chegar à maturidade que corresponde à faixa preta. Ao passar dos tempos, a cor da faixa vai escurecendo, o que indica que os conhecimentos são maiores, assim como passamos da infância para a adolescência e, posteriormente, em adultos. A Faixa branca significa: ingenuidade e pureza. Significado filosófico: simboliza a pureza, proteção, modéstia e paz. Mínimo de 30h

Amarela e/ou Laranja: significa o sol nascente, um sol ascendente por entre as montanhas.
A faixa amarela significa: descobrimento e realidade.
Significado filosófico: simboliza alegria, vida, gozo, calor, força, glória, luminosidade, poder e força mental. Mínimo de 40h

Verde e/ou Azul Claro: Significa a juventude e está relacionado ao estado emocional. Neste estado, os conhecimentos não se encontram bem claros aos praticantes, falta amadurecer mais os conhecimentos e delineá-los melhor. Significa também a natureza, a harmonia em que devemos estar com ela, junto com o ar, a água e o fogo, elementos da vida que proporcionam bem estar ao ser humano. A faixa verde significa: esperança e fé.Significado filosófico: representa a vida, a natureza, a bondade. É a cor da prosperidade, da calma, da juventude, crescimento e equilíbrio. Mínimo de 50h

Azul Escuro e/ou Marrom: Sua representação simbólica é a água, o firmamento, expressa serenidade, calma de uma grande força interior, assim como o mar aparenta calma, mas em seu interior fluem diferentes correntezas.A faixa azul significa: idealismo e pureza.Significado filosófico: nobreza, honra, fidelidade, inspiração, verdade, tranqüilidade, serenidade, intuição e a calma. Mínimo de60h.

Vermelha: Está se completando o processo de amadurecimento, tanto nos conhecimentos técnicos, como no aspecto mental. A faixa vermelha tem seu significado simbólico na expressão da emoção, agressividade e ofensividade. A faixa vermelha significa: amor e paixão. Significado filosófico: amor, paixão – é uma cor ativa, excitante, Simboliza também a força, a saúde, a criação, o dinamismo e o triunfo. Mínimo de 70h.

Vermelha e Preta: O corpo e a mente chegaram, enfim, ao final de uma longa jornada. Estamos diante do amadurecimento, quando nossos conhecimentos nos outorgará à faixa preta, que nos levará à um plano mais elevado, um nível maior, que não se poderá passar sem um período de iniciação.Entraremos na fase dos "Dans" - também um plano esotérico e filosófico, que nos brindará com uma infinidade de conhecimentos e riquezas em um plano físico-mental e, como conseqüência, à um plano espiritual.A faixa preta simboliza: Humildade, autocontrole, maturidade, serenidade, disciplina, responsabilidade e dignidade. Mínimo de 80h.


Fontes: http://www.taekwondoitf.com.br/historia.html e http://www.hapkidors.es.tl.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade