Emater/RS-Ascar elabora levantamento de perdas entregue à Casa Civil

Por Redação em 20/01/2010

   

nao. (Foto: Divulgação)
Emater/RS-Ascar elabora levantamento de perdas entregue à Casa Civil

Uma pauta de reivindicações do setor agropecuário gaúcho foi entregue hoje (19), em Brasília, por uma comitiva liderada pelo secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio , João Carlos Machado, a assessores técnicos da Casa Civil, do Palácio do Planalto. O objetivo é apresentar um relatório preliminar, contabilizando as principais perdas do setor, e discutir a liberação de recursos para as cidades atingidas pelas chuvas dos últimos meses, afetando culturas e a infraestrutura das propriedades.

De acordo com o levantamento da Emater/RS-Ascar, que inclui os prejuízos causados pelas chuvas em novembro de 2009 e no início de janeiro de 2010, as perdas no RS ultrapassam os R$ 717 milhões. “Neste valor estão contabilizados os prejuízos que os agricultores tiveram com o fumo e os principais grãos”, observa o presidente da Emater/RS, Mário Augusto Ribas do Nascimento, que participou do encontro desta segunda-feira (18), no Gabinete da Seappa. Segundo o secretário Machado, “os danos mais graves estão nas culturas do fumo, arroz e trigo, que tem o prejuízo contabilizado devido ao término da colheita”.

As áreas que registraram a ocorrência de fortes precipitações, em especial as do início do ano, estão localizadas em 65 municípios das regiões da Depressão Central e dos vales dos rios Taquari e Pardo. Foram atingidas 1.010 localidades, num total de 37.824 propriedades rurais, basicamente da agricultura familiar. Ocorreram prejuízos nas atividades produtivas e na infraestrutura das propriedades e nas estradas vicinais, bem como na rede elétrica e de telecomunicação

Além dos grãos e do fumo, foi afetada a produção de olerícolas (1.509 produtores atingidos), fruticultura (1.192 produtores), floricultura (271 produtores), leite (1.786 produtores) e de animais diversos (644 produtores). Também foi contabilizada a morte de 4.500 cabeças de suínos e de 151 mil frangos.

“As perdas informadas neste levantamento são preliminares”, afirma o assessor da Diretoria Técnica, Célio Colle, ao antecipar que a Emater/RS-Ascar continuará acompanhando e atualizando sobre as perdas decorrentes das chuvas.

Colle e o economista da Gerência de Planejamento, Ricardo Barbosa, representaram a Emater/RS-Ascar no encontro desta segunda-feira (18). Também participaram da reunião o secretário adjunto da Agricultura, Gilmar Tietböhl; o presidente do Irga, Maurício Fischer; Nilton Pinho de Bem, do MDA; José Euclides Severo, do Ministério da Agricultura; Elton Weber, da Fetag; Heitor Álvaro Petry e Paulo Vicente Ogliari, da Afubra; Ricardo Núncio, da Fecoagro; Marco Aurélio Tavares, pela Federarroz; Irno Pretto, pela Ocergs; Carlos Sehn, pelo Sinditabaco, e Luis Antonio Valente, do Irga.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade