Festival de Sundance exibirá mais de 270 filmes de 36 países

Festival de Cinema.

Por Bruno Quevedo em 22/01/2010

   

nao. (Foto: Reprodução)
Festival de Sundance exibirá mais de 270 filmes de 36 países

O festival de Sundance inaugura nesta quinta-feira (21), em Utah, sua 26ª edição, que exibirá 271 filmes de 36 países. Entre os cineastas, 44 farão sua estreia nos cinemas, incluindo aí outros 24 que participam das mostras competitivas. O evento abriga 82 filmes que nunca passaram por nenhuma tela de cinema no mundo.

Entre as estreias está Segredos da Tribo, de José Padilha (Tropa de Elite).

Durante os 10 dias de exibição, a nova equipe organizadora está disposta a retomar o espírito original da Meca do cinema independente.

Apesar da proposta, alguns filmes, como The Runaways, interpretado pela estrelinha de Hollywood, Kristen Stewart (Crepúsculo e Lua Nova) também participam da seleção.

O festival, fundado pelo ator americano Robert Redford para contrabalançar o enorme poder de Hollywood com uma mostra de produções independentes, se transformou nos últimos anos no maior festival dos Estados Unidos - e na melhor vitrine para os filmes, já que é frequentado assiduamente pelos caçadores de talentos dos grandes estúdios.

"Há muita pressão que vem do exterior para levar em consideração o aspecto comercial de um filme no momento em que é feita a seleção", explicou John Cooper, que assumiu este ano a direção da mostra.

"É nossa responsabilidade manter nossa missão e programar os melhores filmes que pudermos encontrar", acrescentou.

Na categoria Documentário Mundial, Segredos da Tribo, nova produção do premiado diretor José Padilha, denuncia a maneira como índios da Amazônia são tratados por pesquisadores estrangeiros.

Na mesma categoria, Lixo Extraordinário, da inglesa Lucy Walter, acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz com os catadores de lixo do Rio de Janeiro.

O ator mexicano Diego Luna apresentará nesta edição Abel, seu segundo trabalho como diretor, que conta a história de um menino mudo que precisa assumir o papel de chefe de família quando seu pai sai de casa. A produção, rodada no México, é de John Malkovich.

Entre os documentários mais esperados pelos cinéfilos se destacam Bhutto, de Jessica Hernandez e Johnny O''Hara, que conta a vida da ex-primeira-ministra do Paquistão Benazir Bhutto, assassinada em dezembro de 2007, I''m Pat Tillman, de Amir Bar-Lev, The Oath, de Laura Poitras, e Restrepo, de Sebastian Junger e Tim Hetherington, que fala sobre o terrorismo no Afeganistão.

A guerra entre Geórgia e Rússia em 2008 também chega ao festival com Russian Lessons, de Olga Konskaya e Andrei Nekrasov.

Na ficção, os atores americanos Mark Ruffalo e Philip Seymour Hoffman fazem sua estreia do outro lado da câmera, respectivamente com Sympathy For Delicious e Jack Goes Boating.

Apesar das mudanças, o Festival de Sundance continuará fiel à mostra da meia-noite, dedicada a filmes de terror B, de onde saíram os sucessos A Bruxa de Blair e Jogos Mortais.

Fonte: Terra, com informações da AFP

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade