Mais um equipamento chega ao Centro Tecnológico

Impressora 3D para prototipagem rápida tem capacidade de produzir protótipos a partir de modelos matemáticos

Por Redação em 28/01/2010

   

nao. (Foto: Divulgação)
Mais um equipamento chega ao Centro Tecnológico

Paulatinamente, o Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Jóias do Rio Grande do Sul (CTPedras), localizado em Soledade, vem recebendo os novos equipamentos para compor sua estrutura. Chegou nesta semana, a Impressora 3D para prototipagem rápida, que tem como finalidade principal imprimir protótipos físicos tridimensionais a partir de modelos computadorizados. A compra da máquina foi através de recurso do Ministério da Ciência e Tecnologia (convênio 01.0217.00/2008), de emenda parlamentar do deputado federal Beto Albuquerque. Este convênio conta com contrapartida do Município de Soledade para cursos de qualificação que ocorrerão ao longo de 2010.

O emprego desta impressora para o setor pedrista e joalheiro, será com o objetivo de criar matrizes para confecção de produtos em grande escala. Com isso, os produtos criados pelos designers das empresas, se materializarão. “Queremos sustentar e incentivar o lado criativo dos empresários, fazendo produtos diferenciados, com valores agregados”, explica o coordenador do CTPedras, Juliano Tonezer da Silva.

O representante da empresa SeaCam, Pedro Arrighi, esteve em Soledade para prestar o treinamento aos bolsistas do Centro Tecnológico. De acordo com ele, o funcionamento da impressora 3D é rápido e de fácil manuseio. Ela tem um incremento de 25% do tempo de impressão, conseguindo desempenho de 5 a 10 vezes mais rápido do que qualquer outra tecnologia de prototipagem. A matéria prima utilizada na confecção dos protótipos é base de pó de gesso, que vai tornando o modelo palpável devido ao incremento de um aglutinante. “Ainda existe a possibilidade de usar outras variedades de materiais, o que permite alcançar diferentes características da peça, maior robustez, resistência à temperatura e a umidade”, enfatiza o técnico. Após o término da impressão, a peça recebe o acabamento em outra máquina, permitindo ser pintado, lixado e metalizado.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade