Secretário do Meio Ambiente participou de reunião em Soledade

Lideranças ligadas ao setor pedrista de Soledade e Ametista do Sul discutiram as questões ambientais que envolvem o setor.

Por Bruno Quevedo em 02/02/2010
nao. (Foto: Bruno Quevedo)
Secretário do Meio Ambiente participou de reunião em Soledade

Na última quarta (27) lideranças ligadas ao setor pedrista de Soledade e Ametista do Sul, além do Secretário Estadual do Meio Ambiente Berfran Rosado, realizaram uma reunião de trabalho em Soledade, para tratar das questões que envolvem o processo produtivo, tanto da extração, como da lapidação das pedras, somando esforços para compatibilizar os cuidados ambientais com a produção.

De acordo com Izaldir Sganzerla, presidente da Cooperativa dos Garimpeiros do Médio Alto Uruguai, a atividade extrativa é considerada agressiva para o meio ambiente, pois produz muitos resíduos, contudo deve ser realizada dentro de algumas normas, e os garimpos estão se adequando para exercer a sua atividade.

Na oportunidade, Berfran Rosado anunciou recursos para a aquisição de um equipamento que possibilitará transformar esses resíduos excedentes em brita para ser utilizado em estradas, além disso, estão sendo realizados estudos para transformar o pó da pedra em adubo para a agricultura. Com essa parceria será possível viabilizar a atividade mineradora, todo o processo de industrialização e ainda garantir o cuidado ambiental.

Fonte: Cristal AM

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade