Seminários regionais discutirão os usos múltiplos da água

Estão programados, de abril a novembro, seminários em sete municípios da região Norte do Estado. Os debates serão preparatórios para o IV Simpósio Nacional sobre o Uso da Água na Agricultura, marcado para março de 2011.

Por Redação em 02/02/2010

   

nao. (Foto: Divulgação)
Seminários regionais discutirão os usos múltiplos da água

Os múltiplos usos da água serão foco de amplas discussões ao longo de todo este ano na região Norte do Estado. A partir de abril, se estendendo até novembro, os municípios de Passo Fundo, Soledade, Erechim, Lagoa Vermelha, Ibirubá, Marau e Palmeira das Missões serão sede de seminários regionais que abordarão a gestão dos recursos hídricos. Cada cidade receberá, durante um dia, palestrantes e painelistas que vão enfocar temas como o uso da água na mineração, agricultura, indústria, abastecimento público, navegação, geração de energia, entre outros.

Todos os debates, destinados tanto a acadêmicos quanto a especialistas no assunto e a comunidade em geral, funcionarão como nivelamento e preparação para o IV Simpósio Nacional sobre o Uso da Água na Agricultura e o I Simpósio Estadual Sobre os Usos Múltiplos da Água, que acontecem de 07 a 10 de março de 2011, em uma promoção conjunta da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju) e Universidade de Passo Fundo (UPF).

Para o coordenador geral dos eventos, professor da UPF e presidente do Coaju, Claud Goellner, a discussão sobre a água se faz cada vez mais presente quando enfrentamos cenários de seca em um ano e inundações no outro. “É importante desenvolver políticas públicas adequadas no Estado e nos municípios para prever, enfrentar e administrar crises de falta de água. Temos que desenvolver sistemas de previsão e construção de cenários hidroclimatológicos que nos possibilitem amenizar os impactos das secas e das enxurradas”, pontuou Goellner, destacando um dos temas que serão discutidos.


Site do IV Simpósio já está no ar

Para facilitar o acesso às informações de cada seminário regional sobre os usos múltiplos da água e do IV Simpósio Nacional sobre o Uso da Água na Agricultura, o Coaju, a UPF e a Sema lançam o novo website dos eventos. Hospedado no endereço www.upf.br/coaju/simposio, o site contém a programação completa dos eventos, informações sobre cada uma das cidades sede dos seminários regionais, bem como notícias e fotos relacionadas ao tema proposto. Além disso, já está disponível a opção de inscrição para cada um dos eventos, com preços promocionais devido à antecipação.


Cronograma dos sete seminários regionais sobre os usos múltiplos da água:

19 de abril – Passo Fundo
04 de junho – Soledade
23 de julho – Erechim
30 de agosto – Lagoa Vermelha
30 de setembro – Ibirubá
25 de outubro – Marau
22 de novembro – Palmeira das Missões

A programação completa com todas as palestras, palestrantes, horários e outras informações, pode ser encontrada no site www.upf.br/coaju/simposio ou pelos telefones (54) 3316-8371, ramal 8677, na secretaria do Coaju, e no (54) 9925-4624, com a Ímpar Assessoria de Comunicação.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade