Presidente da ALRS apresenta plano de trabalho à Mesa Diretora nesta quarta-feira

Por Redação em 02/02/2010
nao. (Foto: Foto: Marcelo Bertani / Ag. AL )
Presidente da ALRS apresenta plano de trabalho à Mesa Diretora nesta quarta-feira

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Giovani Cherini (PDT), apresenta seu plano de trabalho nesta quarta-feira (3), às 9h30, na primeira reunião da Mesa Diretora desta sessão Legislativa, no Gabinete da Presidência. As principais ações da gestão de Cherini, que tem como lema Cooperação, o Rio Grande acima das diferenças, também serão apresentadas quinta-feira (4), às 9h30, em reunião da presidência com os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), na sala do Fórum Democrático.

Uma das primeiras atividades que coloca em prática a valorização do cooperativismo, proposta pelo novo presidente da Casa, deve ser a sua participação no lançamento da 11ª Expodireto Cotrijal, na próxima segunda-feira (8), no Grêmio Aquático de Carazinho, a partir das 20 horas. Cherini avalia que a Cotrijal é um caso de sucesso na área do cooperativismo, assim como as cooperativas de leite, e projeta apresentar estas experiências à sociedade gaúcha. A Expodireto Cotrijal 2010 é uma feira internacional voltada para o agronegócio e será realizada de 15 a 19 de março, em Não-Me-Toque. “A Cotrijal criou um espírito cooperativo na região e conseguiu avançar para ter a Expodireto. É a maior feira voltada exclusivamente para o agronegócio, é diferente e única no Estado”, elogiou.

O presidente da AL afirma que irá valorizar em sua gestão o associativismo, a solidariedade e a responsabilidade social das empresas. O presidente também pretende fortalecer a presença do Legislativo no interior através da participação em feiras e exposições do Estado. Uma das metas de sua gestão é a construção da casa do Legislativo gaúcho no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Propostas

As diretrizes propostas pelo novo presidente da AL incluem a aproximação e o fortalecimento das comissões temáticas e do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional; o aprofundamento das relações com os demais Poderes; a participação da Assembleia, através das comissões temáticas, das principais feiras e Eventos no Estado; a ênfase na realização de premiações que tem como objetivo valorizar o Rio Grande; a transmissão da TV Assembleia e Rádio em canal aberto; a criação de pelo menos um curso a distância aberto ao público pela Escola do legislativo; e, na área da saúde, disponibilizar aos funcionários da AL atendimento no campo da saúde alternativa.

Formação e atuação

Giovani Cherini traz para o centro do Parlamento gaúcho a cooperação com base na sua formação e atuação profissional. O deputado é técnico agrícola, graduado em Tecnologia Agrnômica – Modalidade Cooperativismo, pela Unijuí, pós-graduado em Cooperativismo, pela Unisinos, sendo que desenvolveu o estudo do curso em Israel, e pós-graduado em Economia Rural, pela Unijuí, com trabalho final realizado na França. É também fundador da Cooperativa Universidade de Líderes Juventude Sem Fronteiras (Cooplíder), que proporciona cursos de lideranças a jovens.

Cherini define-se como um “deputado cooperativista” e é sócio da Cotrijal Cooperativa Agropecuária, de Não-Me-Toque, da Cooperativa Agrícola de Soledade (Coagrisol) , da Coprel Cooperativa de Ernegia, de Ibirubá, do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e da Cooperativa de Agricultores de Plantio Direto (Cooplantio). Na Assembleia, lidera a Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo. Cherini é ainda autor da lei que cria a Política Estadual do Cooperativismo (Lei nº 11.829/2002).

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade