Tudo pronto para o Carnaval 2010

Confira como surgiu essa festa e como será a programação em Soledade.

Por Bruno Quevedo em 12/02/2010

   

nao. (Foto: Reprodução)
Tudo pronto para o Carnaval 2010

Você está preparado para as folias que te esperam nesse Carnaval? Muita festa, dança, alegria... Mas, o Carnaval é só isso?

Como ele surgiu?

O carnaval é uma festa que se riginou na Grécia, em meados dos anos 600 a 520 a.C. Através dessa festa, os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.

Após, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C.
Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos.

A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas.

Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular. Em aproximadamente 1723, o carnaval chegou ao Brasil sob influência européia e ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX é que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas da forma semelhante à de hoje.

A festa foi grandemente adotada pela população brasileira, o que tornou o carnaval uma das maiores comemorações do país. As famosas marchinhas carnavalescas foram acrescentadas, assim a festa cresceu em quantidade de participantes e em qualidade.

No Brasil

O carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII, o qual foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como a França, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias.

Embora de origem europeia, muitos personagens foram incorporados ao carnaval brasileiro como, por exemplo: Rei momo, pierrô, colombina, etc.

Os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos cortejos de automóveis (corsos) surgiram. Mas se tornaram mais populares no começo do século XX. As pessoas decoravam seus carros, se fantasiavam e em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades, dando origem assim aos carros alegóricos.

O carnaval tornou-se cada vez mais popular no século XX, e teve um crescimento considerável neste período, que ocorreu devido às marchinhas carnavalescas (músicas que faziam o carnaval mais animado). A primeira escola de samba foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e chamava-se “Deixa Falar”.

Anos depois, a escola mudou seu nome para Estácio de Sá. A partir deste momento o carnaval de rua começou a ganhar um novo formato. Com isso, no Rio de Janeiro e São Paulo, começaram a surgir novas escolas de samba. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, iniciam os primeiros campeonatos para constatar qual escola de samba era a mais bela e animada.

A região nordeste permaneceu com as tradições originais do carnaval de rua como, por exemplo, Recife. Já na Bahia, o carnaval de rua conta com a participação dos trios elétricos, embalados por músicas dançantes, em especial pelo axé.

Carnaval 2010 em Soledade

O Clube Comercial de Soledade, como de costume, irá realizar, dos dias 13 a 16, as festividades carnavalescas de 2010.

A festa começa no sábado, à meia noite, no Clube, seguindo com a Matiné Infantil, durante a tarde do domingo, na segunda à noite e, na terça, o encerramento, no Largo da Matriz, aberto para o público. A animação da folia fica a cargo da banda Antares.

Segundo o Presidente do Clube, Sebastião A. da Silva, as expectativas são boas, uma vez que houveram reuniões com os blocos para que tudo fosse organizado da melhor forma.

As inscrições dos blocos devem ser retiradas na Secretaria do Clube e entregues até o sábado, pela manhã. Sócios não pagam e os integrantes dos blocos devem estar com seus ingressos em mãos, para a abertura, à noite.

A entrada para o público em geral tem o custo de R$15,oo.

O ClicSoledade Portal e Comunicação deseja a todos muita alegria, festa e sem violência!

Fonte: Brasil Escola

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade