Pintou ressaca? Confira o que fazer

Como amenizar os sintomas antes, durante e após a festa e receitas contra o mal-estar

Por Redação em 16/02/2010
nao. (Foto: Júlio Cordeiro)
Pintou ressaca? Confira o que fazer

Para quem curte Carnaval, estes dias de fevereiro são época de animação – mas podem ser também de dor de cabeça e enjoo, sintomas típicos de quem abusou das bebidas alcoólicas. Cada um tem uma receita para curar a ressaca, mas pouca gente sabe que ela pode ser menos sofrida se algumas dicas forem adotadas antes, durante e depois da folia.

– Tomar bastante água durante a festa ajuda a hidratar o corpo e diminui a ressaca do dia seguinte – ensina o gastroenterologista Paulino Alonso.

É importante também não começar a beber antes de se alimentar.

– A ressaca é muito maior para quem bebe de estômago vazio. Quando a gente não come, a agressão da bebida no estômago é muito maior, e isso causa gastrite – explica o médico.

Ainda antes do baile ou desfile, é bom estar descansado, porque o estresse e a falta de nutrientes no organismo potencializam a ressaca. O ideal é que sejam consumidos alimentos leves e não gordurosos antes de começar a ingestão de bebidas alcoólicas.

Se, ao ler esta matéria, você já curtiu a folia e está com dor de cabeça, tome um analgésico. Um banho frio também ajuda a eliminar a sensação de cansaço e a ativar a circulação sanguínea. No dia seguinte, abuse da água e mantenha uma dieta também leve, mesmo se tiver vontade de comer coisas gordurosas.

– O mal-estar passa com as horas, mas é preciso dar um tempo para o organismo se livrar das toxinas – explica Alonso.

Os efeitos do álcool variam de acordo com o organismo de cada um, a frequência do consumo, a quantidade ingerida e o tipo de bebida. Entre as consequências, quem ultrapassou o próprio limite pode ter desde um simples mal-estar até a falência múltipla dos órgãos e morte.

A mistura de bebidas fermentadas com destiladas potencializa os efeitos do álcool no organismo. Em um primeiro momento, o álcool provoca euforia e desinibição e incentiva a sociabilidade. Com o tempo e o aumento da dosagem consumida, podem ser verificados depressão, falta de coordenação motora, diminuição dos sentidos, sono e até coma.

Como tratamento para amenizar o desconforto, beba bastante água e bebidas isotônicas para repor os nutrientes eliminados na urina. Sucos naturais e frutas também ajudam a aliviar os sintomas. Como último conselho, tente ficar o máximo de tempo possível em repouso, deitado.

O QUE FAZER

Antes da festa
::: É bom estar descansado e bem alimentado porque o estresse e a falta de nutrientes aumentam a ressaca
::: Consuma alimentos leves e evite as opções gordurosas antes de beber, durante a festa e após beber
::: Frutas, legumes e verduras são recomendados

Durante a festa
::: Não misture bebidas de tipos diferentes, o que pode potencializar os efeitos do álcool.
::: Ao consumir bebidas variadas, as pessoas também têm a sensação de que estão bebendo menos do que realmente beberam e acabam consumindo além do que deveriam.
::: Desconfie da procedência do que você está tomando. Se tiver de escolher entre vinho tinto e branco, prefira o tinto. Entre chope e cerveja, opte pelo chope.
::: Para evitar a desidratação, uma das principais causas da ressaca, intercale o consumo de bebidas alcoólicas com o de água ou suco.

O que comer
::: Alimentos leves: procure ingerir alimentos leves e não esqueça de beber bastante água para repor o líquido perdido durante a bebedeira. Como a bebida alcoólica aumenta a vontade de ir ao banheiro, quem bebe perde muito líquido. O ideal é que, no dia seguinte, quem bebeu tome no mínimo três litros de água.
::: Alimentos ricos em potássio: é importante consumir alimentos ricos em potássio depois de beber, como a banana e o tomate. Além da perda de líquidos, há também a perda de eletrólitos, como o potássio e o sódio.
::: Evite: comidas ácidas, gordurosas ou difíceis de digerir. Chocolate, café, molhos apimentados e frutas cítricas não são recomendados.
::: Não é verdade que, na ressaca, deve-se consumir alimentos gordurosos para compensar. O ideal são alimentos leves para evitar novas agressões ao estômago.

Receitinhas contra a ressaca

::: Para hidratar
Ingredientes: 1 laranja sem casca e com a pele branca, 1 cacho médio de uvas verdes, 2 xícaras de pedaços de melancia com casca, 1 ramo de hortelã para enfeitar
Preparo: passe a laranja, as uvas e a melancia pela centrífuga. Despeje o suco num copo com gelo e enfeite com a hortelã

::: Para desintoxicar
Ingredientes: 1 pepino, 1 beterraba, 1 maçã sem sementes, 4 cenouras sem folhas
Preparo: passe tudo pela centrífuga e está pronto para beber

::: Para aliviar o enjoo
Ingredientes: 1 fatia fina de raiz de gengibre, 1 maçã sem sementes, água mineral com gás
Preparo: passe o gengibre pela centrífuga com a maçã. Despeje o suco num copo com gelo. Encha o copo até a borda com a água mineral

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade