Caixa Econômica Federal promete simulador para tornar mais transparente o novo cálculo do Fies

Facilidade para entender o Fies.

Por Bruno Quevedo em 25/02/2010
nao. (Foto: Reprodução)
Caixa Econômica Federal promete simulador para tornar mais transparente o novo cálculo do Fies

Na tarde de quarta-feira, dia 24, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), o senador Sérgio Zambiasi e a líder do Fies Justo, Daniela Pellegrini, estiveram na Caixa Econômica Federal em mais uma tentativa de negociação para que seja cumprida a nova lei do Fies, que reduziu os juros de 9% a 3.5% para todos os contratos e aumentou o prazo para quitação do saldo devedor para até três vezes o tempo do curso.

A principal reclamação por quem buscou o financiamento estudantil é a falta de orientação e, em alguns casos, até mesmo o desconhecimento própria Caixa da nova lei do Fies, sancionada na segunda quinzena de janeiro desse ano. Outra questão observada é a insignificativa redução no valor das parcelas mensais.

Conforme o Secretário Nacional de Clientes de Renda Básica da CEF, Milton Krüger, a Caixa já aplicou a redução dos juros, e defende que a longo prazo a redução do saldo devedor será significativa. Por solicitação do deputado Pimenta, a Caixa vai disponibilizar um simulador para tornar mais transparente o novo cálculo do saldo devedor e para que o beneficiário do financiamento estudantil possa fazer a comparação entre o saldo atual e o saldo antigo.

Já quanto à extensão do prazo de pagamento, que possibilitaria uma redução efetiva no valor das parcelas e, consequentemente, maior desconto final no saldo total, segundo a CEF é preciso um comunicado oficial do Ministério da Educação. Para resolver essa questão, Pimenta, Zambiasi e o Movimento Fies Justo estarão reunidos com o Secretário-executivo do MEC, Henrique Paim, nesta quinta-feira (25), às 18h30.

Segundo Pimenta, é preciso um entendimento entre o MEC e a Caixa Econômica Federal de que o Fies é um programa com caráter social e não deve ter como objetivo a acumulação de recursos. A líder do Fies Justo promete mobilizações com intuito de sensibilizar o Governo Federal para que seja encontrada uma forma à regularização das dívidas do Fies. "Continuaremos em busca de soluções para melhorar o programa de financiamento
estudantil", disse confiante; a líder do Fies Justo.

Fonte: GABINETE DEPUTADO FEDERAL PAULO PIMENTA-Jornalista Responsável: Fabrício Carbonel

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade