Ferrugem asiática requer atenção do produtor

Lavouras da região estão infestadas da doença

Por Bruno Quevedo em 26/02/2010
nao. (Foto: Divulgação)
Ferrugem asiática requer atenção do produtor

O setor técnico da COAGRISOL tem chamado a atenção dos produtores para a presença da ferrugem asiática em lavouras da região.

Segundo o agrônomo João Alberto Paludo, era eminente o surgimento da doença nas lavouras, levando-se em conta as condições climáticas, de calor e umidade. Vemos neste momento um quadro de infecção altamente destrutivo e que requer atenção redobrada, alerta ele.

Ele adianta que, naquelas lavouras cujo procedimento de combate às doenças fúngicas já foi tomado, a situação é normal; no entanto, nas vistorias feitas em 9 lavouras, 8 delas tinham a presença do fungo, mesmo naquelas que já haviam sido tratadas, pois o período de proteção, em condições normais é de 20 a 25 dias mas, com as condições climáticas atuais, o período de proteção dos fungicidas está reduzido para 10 a 15 dias. Outro detalhe importante a se considerar é de que nenhum fungicida consegue controlar em 100% a doença.

"Se você tiver dez pústulas em duas folhas, controlar 90% sobra uma. Como está mais do tarde e temos muitos fungos no ar, se você tiver 200 focos e controlar 90% sobram 20 focos, o que quer dizer que o controle é muito baixo o que vai contaminar outras lavouras", explica o agrônomo.

Nos últimos dias, segundo Paludo, este quadro se agravou e, que a atenção deve ser redobrada, tendo em vista as chuvas frequentes associadas às temperaturas elevadas o que favoreceu a multiplicação do fungo.

Fonte: Coagrisol

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade