Escuridão do ambiente desperta o "lado negro" das pessoas, diz estudo

Escuro é sinônimo de mal?

Por Bruno Quevedo em 08/03/2010
nao. (Foto: Getty Images)
Escuridão do ambiente desperta o "lado negro" das pessoas, diz estudo

por Claudio R. S. Pucci

Já houve pesquisas no passado que mostraram que pessoas usando capuz, onde não se dá para ver sua face, são mais propensas a cometer crimes ou se comportar mal.

Segundo o site LiveScience, agora uma pesquisa da Escola de Gerenciamento da Universidade de Toronto mostrou que o mesmo pode acontecer quando o ambiente está à meia-luz ou quando a visão da pessoa está mais escurecida. Ou seja, a sensação que ninguém está olhando aparentemente nos dá a liberdade de trapacear.

Para provar a teoria, 84 estudantes foram divididos em dois grupos, um em uma sala com pouca iluminação e outra muito clara. A cada um foi dado dez dólares, um envelope e uma prova matemática onde eles deveriam escolher dois números de 20 matrizes, que somassem dez. A cada resposta certa, eles ganhavam 50 centavos. A pegadinha é que os próprios alunos é que marcavam a pontuação e colocavam no envelope o dinheiro que não lhes era devido. No final das contas, verificou-se que o pessoal do quarto mais escuro trapaceou mais que o grupo no quarto claro. O primeiro grupo teve uma média declarada de 11,5 acertos contra 7,8 do segundo. Quando os examinadores conferiram as provas, viram que os dois grupos acertaram a mesma coisa, ou seja, em torno de 7,8.

Em outro teste, alunos da universidade foram convidados a participar de um jogo onde deveriam dar dinheiro (US$ 6) a um estranho e estavam separados em grupos usando óculos escuros e outro com óculos de lentes transparentes. Aqueles com os olhos cobertos foram mais egoístas, distribuindo pouquíssima grana.

Segundo os cientistas, nas entrevistas com os participantes do jogo, o pessoal que usava óculos escuros afirmou estar mais anônimo e achando que não estavam sendo observados. Parafraseando um antigo personagem dos quadrinhos: quem sabe o mal que se esconde no coração dos homens? Pelo visto, a ciência sabe.

Fonte: Terra

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade