Aumento da incidência de taturanas preocupa população de Soledade

Cerca de 85 lagartas foram encontradas numa propriedade do interior do município.

Por Bruno Quevedo em 10/03/2010

   

nao. (Foto: Micheli Tams - Folha de Soledade)
Aumento da incidência de taturanas preocupa população de Soledade

As condições de clima úmido e quente que vêm sendo registradas em Soledade desde o início do verão têm facilitado o surgimento de vários tipos de lagartas, especialmente a taturana.

Nos últimos dias, foram encontradas colônias com mais de 85 taturanas, numa propriedade rural do município, o que acabou gerando preocupação na população.

De acordo com a Secretaria de saúde, nos últimos anos, nenhum caso de contato com a lagarta foi registrado.

Segundo Mário Moreno, da Vigilância Sanitária de Soledade, a maior incidência da taturana acontece no interior do município, contudo com o desmatamento cada vez mais são encontrados na área urbana. Os acidentes com lagartas dessa espécie são graves, causam muita dor, sensação de queimação e alterações na coagulação do sangue, podendo levar à morte em alguns casos.

Estudos preliminares apontam que, na maioria das vezes, o contato com a lagarta ocorre durante o dia, tendo a área das mãos e membros superiores como região mais atingida.

A recomendação é de que as pessoas procurem atendimento médico em até 72 horas.

Em caso de contato com a taturana, o tratamento é feito com soro antilonômico, desenvolvido pelo Instituto Butantã de São Paulo, a partir da toxina da lagarta.

Por isso, as colônias devem ser capturadas vivas e enviadas às autoridades de saúde de cada município.

Fonte: Cristal AM

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade