Simpósio Nacional da Água é lançado oficialmente

Novidade da 4ª edição é que contará com seminários preparatórios, realizados de abril a novembro, em sete municípios da região Norte do Estado

Por Redação em 12/03/2010
nao. (Foto: Divulgação)
Simpósio Nacional da Água é lançado oficialmente

O IV Simpósio Nacional sobre o Uso da Água na Agricultura foi lançado oficialmente, nesta sexta-feira (12), em solenidade realizada no Villa Vergueiro Hotel, em Passo Fundo. O diferencial deste evento em relação às outras três edições é que serão realizados, de abril a novembro deste ano, seminários preparatórios em sete municípios da região, em um grande projeto de informação, mobilização e capacitação em gestão de recursos hídricos. Os seminários funcionarão como nivelamento para o Simpósio Nacional, que acontece de 11 a 14 de abril de 2011, evento este que já está consolidado em todo país como referência na abordagem da temática água.

Para o presidente do Simpósio, professor Mauro Rizzardi, o evento eleva a discussão sobre o problema da água e dos seus múltiplos usos. “Nós estamos em uma região onde a precipitação média anual é bastante elevada. Mas nós temos períodos de deficiência hídrica. Então o que temos que fazer? Melhorar o processo de armazenagem, seja através da retenção ou principalmente da infiltração da água, tanto no ambiente agrícola quanto no ambiente urbano. Então mais do que nunca é de suma importância que ocorra esse tipo de discussão proporcionada pelo evento”, afirmou.

Já o coordenador geral do evento, professor Claud Goellner, destacou as novidades desta edição do Simpósio. “Os seminários regionais são o grande diferencial por discutir problemas pontuais de cada região. Os resultados destas discussões serão trazidos para o Simpósio Nacional, onde será debatido não só o uso da água na agricultura, mas os seus usos múltiplos. Então é fundamental que cada um dos setores envolvidos no projeto tenha essa consciência desse múltiplo uso”, salientou.

O Simpósio Nacional sobre o Uso da Água na Agricultura é uma promoção conjunta da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema) - representada no lançamento pela bióloga Maria Helena Bassan Benedetti, da Universidade de Passo Fundo (UPF) - representada pelo vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Adil Pacheco, e do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju).





Novo site do Simpósio

Para facilitar o acesso às informações de cada seminário regional sobre os usos múltiplos da água e do IV Simpósio Nacional sobre o Uso da Água na Agricultura, o Coaju, a UPF e a Sema lançaram também o novo website dos eventos. Hospedado no endereço www.upf.br/coaju/simposio, o site já conta com a opção de inscrições, com preços promocionais devido a antecipação.


Seminários Regionais

Os sete seminários serão realizados em municípios considerados polos microrregionais. Estas cidades receberão, durante um dia, palestrantes e painelistas que vão enfocar temas como o uso da água na mineração, agricultura, indústria, abastecimento público, navegação e geração de energia.

Veja a programação completa:

19 de abril – Passo Fundo – Tema: Gestão Integrada de Recursos Hídricos

04 de junho – Soledade – Tema: Usos da água na atividade de mineração e minimização de seus impactos ambientais

23 de julho – Erechim – Tema: Abastecimento público e esgotamento sanitário

30 de agosto – Lagoa Vermelha – Tema: Uso da água na pecuária e impactos ambientais da atividade

30 de setembro – Ibirubá – Tema: Uso da água e a geração de energia elétrica

25 de outubro – Marau – Tema: Uso da água na indústria e tratamento de águas residuárias

22 de novembro – Palmeira das Missões – Tema: Conservação do solo e da água e recuperação de microbacias

11 a 14 de abril de 2011 – Passo Fundo - IV Simpósio Nacional Sobre o Uso da Água na Agricultura e I Simpósio Estadual Sobre os Usos Múltiplos da Água

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade