Conheça os maiores inimigos da Internet

Organização aponta os países que mais desrespeitam a liberdade de expressão na rede.

Por Bruno Quevedo em 16/03/2010
nao. (Foto: Reprodução: Wikipédia)
Conheça os maiores inimigos da Internet

por Daniel dos Santos, Macworld Brasil

A Internet é uma fantástica arma para a manifestação de ideias, de forma ampla e democrática. No Irã, por exemplo, o Twitter serviu como plataforma para a divulgação de protestos e informações sobre a repressão.

Mas os governos autoritários já descobriram isso e tentam pela força calar a rede em seus países. Preocupada com esse comportamento, a organização não-governamental Repórteres Sem Fronteiras criou uma lista dos países que mais desrespeitam a liberdade de expressão na rede, batizada de “Inimigos da Internet”.

Na lista aparecem países como Arábia Saudita, Burma, China, Coréia do Norte, Cuba, Egito, Uzbequistão, Síria, Tunísia, Turkmenistão e Vietnã. Segundo a Repórteres Sem Fronteiras, alguns desses países são capazes de usar qualquer meio (inclusive a violência) para impedir o acesso à Internet. Na China e na Tunísia, a censura está cada vez mais sofisticada, com nível de tolerância zero aos opositores dos regimes.

O curioso neste estudo é notar que várias democracias aparecem como “em observação”. É o caso da Austrália, por conta do crescimento na adoção de sistemas de filtros do conteúdo da Internet, e da Coréia do Sul, que tem adotado uma linha dura com relação aos internautas, com casos de prisão de blogueiros e censura. Na lista dos países em observação também aparecem Turquia, Rússia, Emirados Árabes, Belarus e Tailândia.

Fonte: UOL

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade