Qual é a forma de pagamento? Celular!

Chip especial faz celular virar "bilhete único" para pagar contas

Por Redação em 18/03/2010

   

nao. (Foto: Divulgação)
Qual é a forma de pagamento? Celular!

O pagamento remoto tem potencial no Brasil principalmente por dois motivos. O primeiro: ele não exige modelos de telefones avançados. O segundo: ele usa um formato a que todos já estão bem acostumados, que são as mensagens de texto (SMS).

Mas há outra tecnologia que promete facilitar ainda mais o uso do celular para pagar contas. Chamada de Near Field Communications (NFC), ela transforma o celular em um tipo de Bilhete Único - cartão usado nos ônibus, trens e metrô de São Paulo.

Um chip especial, dentro do aparelho, transmite um sinal de curto alcance para uma leitora que reconhece o celular e faz o pagamento, aliado a um sistema de cartão de crédito ou débito.

O problema é que, por ser uma tecnologia pouco usada em países ocidentais, quase não existem celulares compatíveis com ela. E é difícil que eles venham a aparecer antes de o NFC passar da fase de testes.

A Visa resolveu buscar a solução fora dos fabricantes de celular e assinou uma parceria com uma empresa chamada Device Fidelity para desenvolver um cartão de memória micro SD com a tecnologia NFC. O cartão, compatível com a maior parte dos aparelhos celulares, pode ser inserido no telefone.

Os chips NFC também vão além dos celulares e podem ser usados com outros suportes, como cartões e chaveiros. Ricardo Pareja, da MasterCard, acredita que cartões de crédito e débito com NFC já possam começar a ser usados no Brasil até o fim deste ano, antes mesmo do que os celulares.

Outra possibilidade é criar ímãs de geladeira com chips NFC que fazem a recarga de créditos no celular apenas aproximando o telefone ao ímã. Ou mesmo a tecnologia pode ser usada em cartazes publicitários que oferecem cupons de desconto ou servem para comprar um disco, por exemplo, encostando o celular.

O NFC é visto como uma aposta com potencial enorme, tanto que a consultoria Juniper Research estimou, no ano passado, que em 2014 um em cada seis usuários de celular no mundo, cerca de 500 milhões de pessoas, terão telefones habilitados com a tecnologia.

Fonte: yahoo.com.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade