Muito além de combinar ternos com sapatos

Os políticos passaram a fazer parte do elenco de personagens famosos da nossa sociedade

Por Redação em 18/03/2010

   

nao. (Foto: Divulgação)
Muito além de combinar ternos com sapatos

A relevância dos políticos nos meios de comunicação é cada vez maior, o que os obriga a tomar ainda mais cuidado com a aparência. Um cabelo mal penteado, uma gravata mal colocada ou uma roupa atrevida demais podem fazer com que a mensagem política fique em segundo plano.

Os políticos passaram a fazer parte do elenco de personagens famosos da nossa sociedade. Eles deixaram de ser conhecidos apenas pelos membros do partido político a que pertencem, chegando às vezes a liderar as manchetes mais por sua imagem que pela repercussão de sua atuação política.

"Estudos indicam que só 7 % da comunicação é assimilada através de conceitos simples, sendo que mais de 90 % é recebida através da comunicação não-verbal", afirma Aiuola Pérez, diretor do centro espanhol Habla y Disfruta Formación y Comunicación. Por isso, dependendo da imagem da pessoa, podemos sentir rejeição ou mostrar interesse pelo que ela está dizendo.

A cada dia surgem mais partidos políticos, o que transforma o ato de atrair eleitores em um desafio. Para conseguir uma maior aceitação, além de cuidar da mensagem, "os políticos devem cuidar de sua imagem: tanto sua forma de falar, de olhar e de movimentar-se como sua forma de vestir".


A importância da imagem

Os políticos têm de conseguir votos mediante a palavra, lançando uma mensagem clara do que defendem, mas essa mensagem deve ser acompanhada pela "imagem, que é o elemento que harmoniza, complementa e aperfeiçoa a mensagem política", explica Yuri Morejón, diretor da Yescom Consulting, à agência Efe.

O assessor de comunicação assegura que, "em política, não basta ser, também é preciso parecer". Para Morejón, "a moda chegou à política para ficar. São aspectos que estão muito ligados, porque a imagem é a forma mais direta de sedução entre o político e o eleitor. É o que mais fica na memória dos cidadãos".

Muitos políticos recorrem a assessores de comunicação, já que nos vinte segundos que aparecem na tela é necessário que "não haja nenhum elemento que distraia ou gere comentários como uma gravata mal colocada ou um vestido chamativo demais", afirma Morejón.

A estética passou a ter uma grande relevância nas eleições, já que "há gente que vota por identificação com o político, sua forma de vestir ou se comportar, e a imagem influi nisso", adverte o assessor.

Além disso, Morejón acrescenta que "o objetivo fundamental dos partidos políticos é romper a barreira cada vez maior entre o cidadão e o político, para ganhar sua confiança e para que os eleitores os vejam como pessoas críveis e humanas. Os políticos devem saber se mostrar vitais, frescos e descansados para comunicar melhor. Ou, dito de outra forma, para que as pessoas os conheçam mais, os entendam melhor e os queiram mais".


O papel da mulher

A incursão das mulheres na política é relativamente recente. Ao contrário dos homens, que habitualmente vestem terno e gravata, elas têm uma escolha mais difícil pela frente. Além do terno ou de um vestido, é preciso acrescentar ainda acessórios como brincos, pulseiras, colares e bolsas.

Uma escolha errada de decote, penteado ou de algum acessório transforma algumas políticas em notícia, deixando em segundo plano a mensagem que pretendem transmitir. É o caso de Angela Merkel, que monopolizou as manchetes dos jornais há dois anos ao ir em uma apresentação com um decote generoso. A presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, também foi notícia em diversas ocasiões devido a sua maquiagem chamativa.

Na grande maioria dos países, as roupas femininas foram evoluindo junto com as tendências da moda, embora seja possível encontrar casos em que a mulher adquiriu um aspecto masculino mediante cabelos curtos e calças ou saias abaixo do joelho.

Estas mulheres com um aspecto pouco feminino conseguem que "sua imagem não desvirtue sua mensagem, que é o que verdadeiramente importa", assinala Morejón. Entre este tipo de políticas, encontramos grandes líderes como Margaret Thatcher , Angela Merkel, Condoleezza Rice e Hillary Clinton.


Cores como mensagem

Escolher a roupa adequada vai além de combinar o terno com os sapatos. As cores nos permitem conhecer a atitude do político e inclusive prever o tipo de mensagem que ele deseja passar sem necessidade de escutá-lo, bastando apenas ver a cor de sua gravata, camisa ou terno.

Normalmente, "o partido no poder costuma vestir cores mais conciliadoras e promissoras, como são azul, laranja, bege ou verdes claros, enquanto os da oposição costumam levar cores mais agressivas como o vermelho", explica o especialista em comunicação Aiuola Pérez à Efe.

Cada cor tem um sentido e simboliza algo que, embora passe despercebido pelos nossos olhos, nos afeta indiretamente. Entre as cores que tem maior expressão encontramos o vermelho que "é marca de força, energia, violência e paixão; o verde, pelo contrário, simboliza a esperança, e o amarelo, a alegria. O azul representa a harmonia, a atitude conciliadora e é um dos mais utilizados entre os políticos junto ao vermelho", informa Pérez.

Fonte: yahoo.com.br

   
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