SMEC de Fontoura Xavier desencadeia ações para o ano letivo de 2010

Por Redação em 23/03/2010

   

nao. (Foto: Cássia Lopes)
SMEC de Fontoura Xavier desencadeia ações para o ano letivo de 2010

Buscando a qualidade no ensino, a Secretaria Municipal de Educação tem trabalhado constantemente o aperfeiçoamento dos professores com palestras e formações continuadas.

O Departamento Pedagógico reiniciou o trabalho com os Núcleos Escolares no dia 23 de fevereiro onde todos os educadores da Rede Municipal de Ensino participaram de momentos de reflexão.O palestrante Selmiro Paulo Wolfarth abordou temáticas relevantes as práticas educativas: - Auto estima, - Motivação, -Qualidade de vida , - Resgate das emoções e O que é Amor Exigente? enfatizando os limites pelo método do amor exigente no qual o professor é o agente norteador do processo educativo.

Mediação nos Núcleos Escolares

Foi conduzido no início do período letivo, pelos coordenadores pedagógicos, em todos os Núcleos Escolares, planejamento da acolhida e preparação da sondagem diagnóstica dos educandos. Neste período inicial os educadores observaram diversas situações para subsidiar a organização das atividades metodológicas.

A prioridade das ações do departamento pedogógico é o acompanhamento do processo ensino aprendizagem, que viabiliza o projeto “AÇÃO ECOLÓGICA: Produção, Plantio, reaproveitamento e conservação”. Cada Núcleo Escolar será laboratório para: Jardinagem - Reciclagem - Árvores Nativas - Mudas Frutíferas - Horta e Artesanato. Para a atender as necessidades teóricas e práticas estão sendo agendados cursos de reaproveitamento de alimentos, reciclagem, gestão rural e cooperativismo em parceria com o SENAR, EMATER, Secretaria da Agricultura para educadores, pais e comunidades durante o ano letivo em todos os Núcleos Escolares.

Formação nos coletivos

No dia 3 de março o coletivo de coordenadores pedagógicos da SMEC, juntamente com o coletivo de coordenadores pedagógicos dos Núcleos Escolares, participaram da I Sessão de Estudos do ano, aprofundando as questões que dão embasamento as propostas pedagógicas de cada núcleo.

Em 6 de março todo os Núcleos Escolares realizaram 8 horas de formação pedagógica com educadores das 40 horas que estão previstas para o ano de 2010. Nesta sessão planejou-se as ativiadades do primeiro trimestre do ano letivo.

A II Sessão de Estudos do coletivo de coordenadores pedagógicos da SMEC ocorreu em 22 de março, pautada nas temáticas: Retomada conceitual de memória nos diferentes níveis da escrita, - Interdisciplinariedade, - Multidisciplinariedade e Transdiciplinariedade no cotidiano escolar.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade