Cuidado com as taturanas

Você deve ficar atento, especialmente em áreas de camping ou acampamentos.

Por Bruno Quevedo em 24/03/2010
nao. (Foto: Divulgação)
Cuidado com as taturanas

Com cerdas urticantes, as Taturanas, no geral, apresentam uma coloração variada mais comum à semelhança com os liquens, que fascina pela sua beleza, atraindo com muita facilidade principalmente crianças. Ao tocá-las, as cerdas contidas no corpo do inseto perfuram a pele humana encadeando os perigosos acidentes dermatológicos de contato.

Nas taturanas urticantes, no caso da Lonomia Obliqua, encontrada com freqüência em Soledade, as cerdas são estruturas de ponta aguda e resistente, contendo glândulas produtoras de veneno.

Existem diferenças entre as espécies de “Marandovás” que variam conforme a família.

Alguns apresentam característica que é a presença de longas cerdas, frágeis, sedosas e inofensivas, semelhantes a “pêlos” que camuflam os verdadeiros “espinhos” venenosos.

No caso da Taturana, a cerda é constituída por um eixo central com ramificações laterais, com glândulas de veneno no espinho principal, são facilmente identificadas devido à semelhança com pequenos pinheirinhos de natal. Estas cerdas, cujo nome científico é Scoli, “pinheiros”. Geralmente, a gravidade do acidente é diretamente proporcional ao número de cerdas envolvidas, podendo até levar a morte a vítima.

Há algumas variantes que determinam o grau de toxidade em virtude do acidente, o estado geral da pessoa afetada é um deles, a quantia de larvas e cerdas que tiveram contato e o tempo de contato que envolveu o acidente.

Soledade, até o presente momento, desde o ano de 2009, segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde de Soledade não apresentou nenhum caso de acidente de contato notificado, apesar do grande numero de insetos capturados, que são enviados ao Laboratório do Instituto de Ciências Biológicas da UPF.

Você deve ficar atento, especialmente em áreas de camping ou acampamentos.

Fonte: Secretaria da Saúde

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade