Terceira etapa da vacinação contra Gripe A inicia nesta segunda (05)

Jovens de 20 a 29 anos devem procurar os postos de saúde para a vacinação.

Por Bruno Quevedo em 06/04/2010

   

nao. (Foto: Divulgação)
Terceira etapa da vacinação contra Gripe A inicia nesta segunda (05)

Até o dia 23, jovens de 20 a 29 anos devem procurar os postos de saúde para serem imunizados contra a gripe A.

Esta é a terceira fase da campanha nacional de vacinação contra a doença. O infectologista da Universidade Federal de São Paulo, Celso Granato, conta que os jovens devem ser vacinados para evitar uma nova onda de infecção pelo vírus H1N1.

"Esse grupo é muito numeroso. Muita gente nessa faixa etária está na universidade ou está começando a vida profissional. Eles têm contato com muita gente e também disseminam muito a infecção."

O Ministério da Saúde incluiu os jovens entre vinte e vinte e nove anos na campanha porque no ano passado a doença atingiu muitas pessoas nessa faixa etária. Celso Granato afirma que a vacina é segura: "Já existem levantamentos feitos nos Estados Unidos e essa vacina se tornou muito segura. É importante para que os jovens tenham a sua proteção.

Eventualmente, algumas pessoas podem ter um pouco de dor no local da aplicação, mas isso é passageiro e depois de um dia ela não vai nem lembrar mais que tomou a vacina."

O infectologista lembra ainda que mesmo depois de receber a dose as pessoas devem manter os hábitos de higiene, como lavar as mãos.

Gestantes, doentes crônicos e crianças entre seis meses e dois anos incompletos ainda podem se vacinar contra a gripe A. A dose é contra-indicada apenas para quem tem alergia a ovo.

Fonte: Cristal AM

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade