Dia do Jornalista

“Que bobos! Eles pensam que os jornalistas escrevem com as mãos”...

Por Bruno Quevedo em 07/04/2010

   

nao. (Foto: Divulgação)
Dia do Jornalista

por Elizabeth Ribeiro

"Hoje, 07/04, é o Dia do Jornalista. O Dia do Jornalista não são todos os dias que ligamos a tv ou o rádio,abrimos o jornal ou uma página na internet para sabermos através deste profissional o que está acontecendo a nossa volta? Pois deveria ser.

O Dia do Jornalista deveria ser todos esses dias que esperamos ansiosos por maiores informações sobre uma tragédia, sobre uma festa ou sobre qualquer outra coisa, que só eles podem nos informar.

O Jornalista é quase um ser supremo. É alguém que em meio a credos e cores, times e referências, nem sempre pode dar a sua opinião.

Dizer-se a favor de fulano ou beltrano, é dizer-se a favor da imparcialidade. E esta é uma palavra proibida a Jornalistas. Muitas vezes, a sociedade esquece que Jornalistas são humanos, que erram, que pecam.

Cometem injustiças sem querer. São humanos. Divididos entre experientes e novatos, todos com o mesmo objetivo: informar, comunicar e se possível, abrir os olhos para a mudança.

Jornalistas são guerreiros.

Lutam diariamente contra a força de grandões que preferem o silêncio. Lutam diariamente contra a censura camuflada que ainda passeia por estas terras tupiniquins sem que quase ninguém perceba.

Guerreiros em uma luta injusta, sem sequer esperar uma recompensa.

Hoje é o Dia do Jornalista. Com diploma ou sem diploma? Não importa. O que realmente deve ser levado em consideração é o trabalho de profissionais, que muitas vezes deixa de lado sua vida pessoal para se tornar parte única exclusiva de uma comunidade. E merecem nossas homenagens. Não apenas dos meios de comunicação, mas de todos que tem seu dia repleto de informações, passados por estranhos que já fazem parte da família.

Quem nunca disse o nome do Willian Bonner com intimidade? Quem não conhece como a palma da própria mão a Patrícia Poeta e tantos outros profissionais que entram em nossas casas diariamente? Fora estes, existem ainda os quase anônimos.

Profissionais que ficam atrás das Câmeras, que passam horas e horas na redação preparando tudo para que a notícia chegue as mãos de todos, em qualquer canto do Brasil, através de qualquer meio. Tem também jornalistas do interior que nem sempre tem seu trabalho reconhecido com o mérito com que se reconhece o de profissionais de grandes emissoras de rádio ou tv,de impressos ou de internet.

Estes deveriam ser os mais admirados por nós, que moramos em cidades sem projeção nacional, que não temos nossos feitos, nossas desgraças e nossas graças noticiadas nos grandes canais, mas que vemos o nome do nosso município na boca do povo, na região por causa de um trabalho realizado por jornalistas sérios e competentes, que tem o único objetivo de exercer a sua função que é comunicar e manter a informação atualizada, sabendo que cada cidade e cada população tem seu valor e tem muito a ser noticiado.

A todos amigos jornalistas, deixo aqui minha homenagem e minha sinceridade. Que a luta jamais seja vã. Que o caminho, mesmo sendo injusto, mostre sempre uma luz no fim do túnel. E que cada um continue exercendo com dignidade sua função, com responsabilidade e seriedade, mesmo trabalhando em uma País assim,tão fanfarrão.

Parabéns, Jornalistas.

Por doarem o seu tempo e a sua vida em prol de uma sociedade mais informada!"

PARABÉNS A TODOS OS JORNALISTAS!

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade