10 livros para conhecer mais sobre vinho

“Para apreciar um vinho não é necessário devorar uma enciclopédia, mas é preciso prestar atenção. E praticar.” Hugh Johnson, crítico inglês e autor do Atlas Mundial do Vinho

Por Redação em 08/04/2010

   

nao. (Foto: Divulgação)
10 livros para conhecer mais sobre vinho

Uma das perguntas mais frequentes que um colunista de vinho ouve é a seguinte:

“Adoro vinho, mas não conheço muito. Onde eu posso aprender mais sobre a bebida?”

Há várias opções, os cursos são uma delas, mas os livros especializados me parecem uma solução mais fácil e eficiente para iniciar esta jornada junto ao conhecimento dos tintos, brancos e espumantes.

Enfiar o nariz entre as páginas dos livros, em vez de mergulhá-lo na taça, pode ajudá-lo na escolha e a compreender melhor o que vai dentro da garrafa. Alternar o mergulho nasal entre as folhas impressas e a taça, então, é uma possibilidade que merece ser considerada. Afinal, a leitura de um guia de vinhos só faz sentido se for seguida de uma experiência prática, na taça.

Conheça dez livros que podem ajudar os interessados em desvendar o ABC do Baco:

LAROUSSE DO VINHO

Adaptação do original francês. Um clássico da enciclopédia gastronômica da bebida, revisado e atualizado em sua edição de 2007. Os consultores nacionais são especialistas do mais alto calibre. O enólogo Michel Rolland assina o prefácio. A obra tem a divisão clássica deste tipo de livro. No início estão princípios de vinificação, tipos de uva e noções de degustação. O restante da obra é dedicada aos principais países produtores. Claro que a França merece maior destaque, assim como o velho mundo. No final de cada região, uma lista das principais vinícolas ajudam na escolha do vinho.

Indicado: para quem está começando e quer se aprofundar no assunto e precisa de uma boa obra de referência. Essencial.


ATLAS MUNDIAL DO VINHO

Para os apreciadores de vinho, o nome Hugh Johnson está associado à qualidade. O famoso enólogo – autor do Guia de vinhos – é o responsável, em parceria com Jancis Robinson, pela sexta edição do Atlas mundial do Vinho, um amplo estudo das regiões produtoras de vinho de todo o mundo. Com mapas e fotografias de altíssima qualidade, Johnson e Robinson analisam as particularidades geográficas, climáticas e agrícolas dos lugares onde cada vinho é produzido e como influenciam seu sabor e sua qualidade. Além disso, o Atlas não aborda apenas produtores tradicionais da bebida, como França e Itália, mas também países onde a produção não é tão conhecida, como Austrália, Grécia, Canadá e até mesmo o Brasil. Em sua mais recente edição, o Atlas Mundial do Vinho ganha mais 40 páginas, 20 novos mapas e fotos de página inteira. Show de bola.

Indicado: para quem se interessa em saber como as regiões e terrenos influenciam os vinhedos e seus vinhos.


OS SEGREDOS DO VINHO – PARA INICIANTES E INICIADOS

O especialista José Osvaldo Albano do Amarante divide com seus leitores trinta anos de experiência no mundo do vinho em textos claros e diretos com muita informação prática. Os destaques nos quadros cinza permitem uma rápida localização dos melhores produtores de dezesseis países e outras referências importantes para os leitores.

Indicado: para quem quer contar com a experiência de quem já degustou muito.


TINTOS & BRANCOS

Saul Galvão foi um jornalista conhecido no mundo enogastronômico e, mais importante, uma referência para os leitores. Suas dicas de vinho podiam ser acompanhadas semanalmente no jornal O Estado de S. Paulo, no caderno “Paladar”. É autor, entre outras obras, do Guia de Tintos e Brancos (e Rosados). Este livro se diferencia do seu guia pois além dos rótulos, fruto de sua intensa experiência gustativa, apresenta um perfil dos países e regiões produtores, em uma obra de referência para iniciantes e iniciados.

Indicado: para quem acompanhava as críticas de Saul Galvão e confia em sua avaliação.


VINHOS, O ESSENCIAL

Um dos livros de referência de vinho mais vendidos no Brasil. Está na sua 7ª edição. Didático, é ideal para quem está começando a se interessar sobre o assunto e pretende ampliar seu aprendizado. Os países do cone sul, como Chile, Argentina, Uruguai e o Brasil, com maior presença no mercado nacional, merecem um tratamento especial, diferente do que acontece em enciclopédias traduzidas.

Indicado: para quem está se iniciando no tema e precisa de informações precisas.


INTRODUÇÃO AO MUNDO DO VINHO

Num texto que trata o assunto de forma simples e clara, o autor, proprietário das importadoras Mistral e Vinci, busca descomplicar os mitos que envolvem a bebida.

Indicado: para iniciantes que não querem complicar o conteúdo da taça.


A BÍBLIA DO VINHO

Recheado de informações e escrito numa linguagem muito agradável, tem uma leitura fluente, com destaques e quadros que resumem os pontos principais de cada tema. França, Itália e Estados Unidos merecem mais atenção da autora, que é americana. Países como Argentina e Chile não têm o merecido destaque e Portugal fica restrito ao vinho do Porto.

Indicado: para quem busca uma enciclopédia e que tenha certa predileção pelos vinhos americanos.


A ARTE DE DEGUSTAR O VINHO – PELO MELHOR SOMMELIER DO MUNDO

Este belo livro do sommelier Enrico Bernardo faz uma viagem sensorial pelo mundo do vinho. Ricamente ilustrado, traz ainda entrevistas com importantes produtores, além de mostrar, passo a passo, os processos da degustação e da apreciação de um bom tinto, um refrescante branco, um explosivo espumante, um reflexivo doce…

Indicado: para quem quer seguir as regras da degustação.


GUIA ILUSTRADO ZAHAR VINHOS DO MUNDO TODO

Este guia entrega o que promete. Padrão das obras produzidas pela editora inglesa Dorling Kindersley. É ricamente ilustrado com mapas, fotos e quadros das principais regiões vinícolas do mundo, como sugere o título. Outro ponto forte é a indicação de rótulos mais importantes de cada região descrita. Seu formato menor (13 x 22 cm) permite carregá-lo até uma loja, levá-lo em viagens ou mesmo em restaurantes.

Indicado: para quem prefere um guia mais direto e com tratamento gráfico caprichado.


O GUIA FUNDAMENTAL PARA O APRECIADOR MODERNO

Oz Clark é um critico inglês conceituado e bem-humorado. Neste guia ele reúne todo o seu conhecimento adquirido em anos de degustações e viagens em mapas bem ilutrados e impressos, dicas de compras, sugestões de safras e aquele apanhado sobre as principais regiões vitivinícolas, comum a toda obra com pretensão de guiar seu leitor pelo mundo do vinho.

Indicado: para quem está querendo um texto mais leve e uma obra com imagens caprichadas.

Fonte: ig.com.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade