Fique com o corpo em forma sem parecer o personagem Johnny Bravo

Malhar membros superiores em excesso pode sobrecarregar a coluna e os rins

Por Redação em 15/04/2010

   

nao. (Foto: Divulgação)
Fique com o corpo em forma sem parecer o personagem Johnny Bravo

Você certamente já deve ter visto este famoso personagem dos desenhos animados. Johnny Bravo (Cartoon Network) é conhecido pelo visual marcado pelo peitoral avantajado e braços fortíssimos que contrastam com as pernas pouco trabalhadas.

Ficar com o corpo definido e saudável é também a meta de muitos homens que investem pesado o ano inteiro na malhação.

O problema é que muitos deles, como Johnny Bravo, acabam exagerando nos exercícios que trabalham os membros superiores e ficam com o formato do corpo desproporcional, como se fosse um T.

Além do aspecto estético, existe o fator saúde: será que esta desigualdade causa algum dano para o organismo? A seguir, especialistas no assunto esclarecem nossas dúvidas e ensinam como conquistar músculos sem deixar de manter o equilíbrio entre as formas.

Excesso de exercícios ou treino errado?
Na maioria dos casos, a estética Johnny Bravo se dá por opção do homem, porém, esta escolha tem um fundo genético importante.

"Fica fácil entender porque os homens não gostam tanto de malhar os músculos inferiores (coxas, panturrilha). Eles não têm, geneticamente falando, uma resposta corporal favorável quando malham as pernas. Em geral, este privilégio fica para as mulheres", explica o personal trainer João Carlos Costa Pluz, membro da Personal Company.

"Os homens acabam desestimulados pelos resultados demorados da parte inferior e por isso compensam treinando mais o tórax". Para personal trainer Valéria Alvim, especialista do MinhaVida, a principal motivação para a busca deste formato de corpo é social. "Todo homem deseja ter braços fortes, peito e costas largas como sinal de masculinidade. É o perfil esperado do homem ideal e daí eles partem para o exagero", explica Valéria.

Tórax avantajado x saúde comprometida
O personal trainer da Studio Personal , em São Paulo, Edson Ramalho explica que, em geral, malhar mais a parte superior do corpo e ficar com o formato T, como é conhecido nas academias, pode causar danos expressivos à saúde como sobrecarregar a coluna e os rins, em função da hipertrofia excessiva.

"O desequilíbrio muscular não é interessante, pois os movimentos do dia a dia como correr, pular, subir escadas, sentar, levantar podem (e vão) causar lesões no futuro, pois os joelhos, a coluna e o quadril ficam sobrecarregados", afirma Edson.

Valéria Alvim também ressalta o comprometimento de algumas funções importantes do nosso organismo