Frente fria provoca variação de temperatura e traz chuva ao Estado

Ventos ganham intensidade devido a chegada do ar polar e sensação térmica deve cair no RS.

Por Bruno Quevedo em 15/04/2010

   

nao. (Foto: Reprodução, Inmet)
Frente fria provoca variação de temperatura e traz chuva ao Estado

A chegada de uma massa de ar polar que se desloca da Argentina e do Uruguai provoca variações na temperatura dos municípios gaúchos nesta quinta-feira. Segundo a Central de Meteorologia, a variação de temperaturas no RS foge ao que geralmente é observado.

O padrão das temperaturas é o registro da menor temperatura do dia ocorrer por volta das 6h, 7h da manhã e a maior temperatura do dia por volta das 15h. Porém, a frente fria que avança sofre ação, ao norte, de uma zona de ar quente e, ao sul e oeste, ar frio. Assim, à medida em que o ar frio vai avançando pelo território gaúcho, as temperaturas baixarão.

— Nas próximas horas o ar polar (frio e seco) que atua na Argentina e no Uruguai avança em direção ao RS dissipando as nuvens e favorecendo o declínio nas temperaturas a noite será fria e o amanhecer de sexta-feira gelado. Os ventos ganham intensidade devido a chegada do ar polar o que irá reduzir ainda mais a sensação térmica ao ar livre — aponta a meteorologista Estael Sias.

Na última imagem de satélite é possível identificar a frente fria associada a um ciclone extratropical de fraca intensidade avançando pelo território gaúcho. Como já era previsto essa frente fria trouxe mais nuvens do que chuva, mas com o avanço do ar polar, que agora atua na Argentina, não podemos descartar a intensificação da chuva em alguns pontos isolados nas próximas horas.

Além disso, essa troca de massas de ar (a saída do ar quente e chegada do ar frio) ainda poderá provocar rajadas de vento mais intensas, com intensidade que poderá oscilar entre 60km/h e 80km/h. Na Serra e no Litoral Norte ainda predomina o ar quente e por lá os termômetros registram mais de 20°C até a noite a temperatura irá baixar rapidamente.

Fonte: zerohora.com

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade