Europa deve ter 70% dos voos cancelados nesta segunda, segundo Eurocontrol

Cerca de 70% dos voos previstos para esta segunda-feira na Europa devem ser cancelados, de acordo com a agência europeia de aviação, a Eurocontrol

Por Redação em 19/04/2010
nao. (Foto: Divulgação)
Europa deve ter 70% dos voos cancelados nesta segunda, segundo Eurocontrol

Eurocontrol divulgou nesta segunda-feira que entre 8 mil e 9 mil dos 28 mil voos previstos para esta segunda-feira poderão decolar. A nuvem de cinzas gerada pela erupção de um vulcão na Islândia impossibilitará a saída de cerca de 20 mil voos, informou a agência, em comunicado, o que, em termos geográficos, significa que 50% do continente europeu ficará paralisado.

Autoridades de aviação impuseram restrições aos voos temendo que as cinzas - uma mistura de partículas de vidro, areia e rocha - contidas na nuvem entrassem nos motores e entupissem as turbinas, causando sérios danos aos aviões.

No entanto, a agência confirmou que o tráfego aéreo no sul da Europa permanece aberto, em países como Espanha, Portugal, partes da Itália e da França, Bálcãs, Bulgária, Grécia e Turquia, além de alguns no norte do continente, como Noruega e Suécia.

Em algumas regiões, o espaço aéreo mais elevado já pode ser utilizado graças à redução dos níveis de cinza, mas é difícil ter acesso a estas zonas já que as que as rodeiam continuam sem poder ser sobrevoadas.

A agência espera divulgar uma nova atualização da situação às 13h30 (horário de Brasília), depois que seus técnicos examinarem a situação e realizarem uma videoconferência com a Comissão Europeia e os países da União Euorpeia (UE) para coordenar uma resposta conjunta.

Alternativas

Ministros dos transportes de diversos países europeus vão se reunir nesta segunda-feira para discutir formas de aliviar o impacto da crise no setor de transporte provocada pela nuvem de cinzas expelidas pelo vulcão da geleira de Eyjafjallajoekull, na Islândia. A reunião ocorrerá por videoconferência e será organizada pelo governo da Espanha.

Entre as medidas em discussão está a possibilidade de levar para a Espanha passageiros da Ásia e dos Estados Unidos que precisam chegar à Grã-Bretanha. Da Espanha, eles continuariam suas viagens por navios, balsas, trem ou carro.

Autoridades europeias e algumas empresas estão pressionando a Eurocontrol, a agência que monitora o tráfego aéreo na Europa, para liberar o espaço aéreo em partes da Europa.

Prejuízos

Mais de 6,8 milhões de passageiros foram afetados pela maior crise no setor de transporte desde os atentados de 11 de setembro de 2001. A crise entra nesta segunda-feira no seu quinto dia.

Mais de 63 mil voos foram cancelados nos últimos quatro dias, provocando perdas estimadas em torno de US$ 200 milhões (R$ 350 milhões) por dia.

Fonte: ig.com.br

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade