Número de pessoas vacinadas contra Gripe A mais que dobrou nos últimos dias

Por Redação em 21/04/2010
nao. (Foto: Reprodução)
Número de pessoas vacinadas contra Gripe A mais que dobrou nos últimos dias

Em uma semana, o número de brasileiros vacinados contra a gripe H1N1 aumentou mais de cem por cento em todo o País. Já são mais de vinte e oito milhões de pessoas protegidas contra a doença. Segundo balanço divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde, a cobertura da vacinação saltou de vinte e dois para quarenta e sete por cento. Mesmo com o aumento da procura pela vacina, o secretario de Vigilância em Saúde do ministério, Gerson Penna, alerta que a vacinação das grávidas, doentes crônicos e jovens de vinte a vinte e nove anos ainda está abaixo do esperado.


Segundo Gerson Penna, a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária de reduzir de dezoito para seis meses a validade da vacina contra a gripe H1N1, produzida pela GlaxoSmithKline, não traz qualquer prejuízo.

O diretor da Anvisa, Dirceu Barbano, explica que as mudanças não influenciam na segurança da vacina,"essa alteração não tem nenhuma relação com a qualidade, eficácia e segurança da vacina. Ela se restringe a questão da estabilidade do tempo pelo qual a vacina permanece estável depois de produzida. Entendemos que essa decisão é necessária, e a agência do Canadá tomou porque a fábrica está lá, e nós acompanhamos essa decisão aqui no Brasil, mas é possível afirmar isso não se relaciona com a qualidade da vacina."

De acordo com Barbano, o Ministério da Saúde já rastreou os lotes da vacina da GSK nos estados e constatou que todas as doses já aplicadas estavam dentro do prazo de validade.

   
O Portal ClicSoledade não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Publicidade